Marketing: Mercado de luxo europeu resiste à crise e até cresce

Abril 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Crise de dívida e meses de recessão económica não impediram um aumento no consumo de produtos de luxo na Europa.

A quota de mercado da Europa no mercado global de produtos de luxo cresceu para 37% em 2010 face aos 35% registados em 2004, ao mesmo tempo que a percentagem de investimentos no continente americano e no Japão caíram, de acordo com dados da fundação Altagamma, uma associação do comércio italiano de artigos de luxo.

Por exemplo, as vendas do Grupo Gucci na Europa, marca que detém a Gucci e a Yves Saint Laurent, cresceram 13% em 2010 depois da quebra de 6,5% no ano anterior. Já as vendas da Hermès International, fabricante das malas Kelly bag, conquistaram um aumento de 18% no ano passado, o dobro do verificado em 2009.

Quer isto dizer que apesar de meses de recessão económica e da crise de dívida soberana, os consumidores europeus gastaram mais em produtos de luxo.

De acordo com o ‘The Wall Street Journal’, a recuperação das vendas de roupas, acessórios e jóias caras, particularmente em países como a França e a Itália, está a levar os gigantes do sector a investir nos países de origem depois de uma década em busca de novos clientes nos mercados emergentes.

“O mundo não é só a Ásia”, disse Francesco Trapani, presidente da fabricante de jóias italiana Bulgari, ao jornal americano. “A Europa ainda é uma parte muito importante do negócio”, acrescentou o responsável da empresa que está a ser comprada pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

Exemplo da aposta na Europa, a Bulgari abriu recentemente uma nova loja em Amesterdão e renovou a lija de Nápoles, em Itália.

Mas a recuperação do mercado de produtos de luxo europeu deve-se, em parte, a influências asiáticas, nomeadamente ao aumento do número de turistas chineses que viajam para França e Itália, nota o WSJ, acrescentando que os chineses que visitam França já são os maiores consumidores de produtos de luxo entre os estrangeiros, representando 29% dos gastos totais com produtos deste tipo, de acordo com dados da Sanford Bernstein.

As contas anuais de algumas das principais casas de luxo do mundo também mostram que 2010 não parece ter sido um ano de crise no sector. O lucro da Christian Dior, por exemplo, cresceu 72% para 3.269 milhões de euros no ano passado e também as vendas da casa francesa aumentaram para 21.123 milhões de euros em 2010 (17.745 milhões em 2009).

No mesmo sentido, também o lucro da Louis Vuitton cresceu 29% no ano passado, para 4.321 milhões de euros, face a 2009. As vendas, por seu turno, subiram 20% para 20.320 milhões de euros em 2010.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!