Inovação: Inovação precisa de processo e precisa dar resultado prático

Abril 26, 2011 by  
Filed under Notícias

Em Intercâmbio de Ideias, Max Thomaz, do Grupo Abril, revela como a TI trabalha para implementar as boas ideias

Imprimir a marca de TI inovadora dentro da corporação tem sido uma condição cada vez mais exigida. Mas alcançar esta meta, além de perseverança, exige trabalhar uma série de questões cruciais. Entre as dificuldades, os CIOs que participaram do Intercâmbio de Ideias “O departamento de TI como propulsor da inovação” pontuaram a forma como o gestor de tecnologia vai lidar com a ciumeira no time. Este talvez seja o ponto mais sensível de qualquer projeto. Além disto, há também a agilidade para o lançamento (o chamado time to market) e a inserção da equipe de inovação. “Não pode virar um aquário descolado da empresa”, enfatizou Ricardo Castro, da Camargo Correa.

Outro ponto é a conciliação com o back log. “A maior dificuldade é conciliar as demandas do dia a dia com as inovações Para dar certo, acho que se devem isolar algumas pessoas”, pontua Ernani Toso, da Grendene. E foi justamente este um dos passos de Max Thomaz, líder de TI do Grupo Abril, que apresentou o case nesta sexta-feira (22/4) no IT Forum. Em seu time, Thomaz descolou duas pessoas que ficam focadas em inovação, apesar de as outras também participarem. “Elas gostam de pesquisar e estudar. Você tem de saber escolher quem você coloca para esta posição.”

No Grupo, há um processo de inovação definido que visa a verificar a viabilidade e a aplicabilidade das sugestões. Depois de coletadas, as ideias passam por uma pré-análise, após a análise para, por fim, entrar em experimentação. Desde maio de 2009, 173 ideias que passaram pelo processo e apenas 27 ficaram em beta. Destas, somente 16 foram implantadas. “Temos uma etapa quando o negócio participa, porque não o envolvemos no começo.”

Durante o processo, há indicadores por etapas para fazer a avaliação das ideias de acordo com o momento da empresa. “Entendemos que criatividade e invenção são diferentes de inovação, que é a invenção com valor e viabilidade comercial que traga resultados. Ou seja, precisa da materialização com resultados práticos.”

Thomaz mostrou três cases para exemplificar: a implementação de protocolo digital (digitalização descentralizada de protocolos de entrega); uso de etiquetas inteligentes; e interface pivot para acervos digitais. “Na TI, nossa missão é fomentar a adoção de tecnologias inovadoras, que propiciem resultados significativamente superiores aos atuais, por meio de um processo contínuo de inovação, parcerias com fornecedores de TI e experimentação de novos conceitos e tecnologias.”

Fonte: It Web



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!