Marketing: Vendas de telemóveis crescem com a procura de smartphones

Maio 3, 2011 by  
Filed under Notícias

O mercado mundial de telemóveis registou um crescimento de 19,8 por cento durante o primeiro trimestre do ano, para um total de 371,8 milhões de equipamentos enviados para as lojas entre Janeiro e Março, revela o último relatório da IDC. Os resultados são consequência de um aumento da procura de smartphones.

A razão é a mesma apontada pela Strategy Analytics, embora esta seja mais comedida nos números avançados: 17 por cento de crescimento, face a um ano antes. Ao aumento das vendas de smartphones nos mercados mais maduros, acrescenta como explicação a popularidade que estão a ganhar nos mercados emergentes os modelos com entrada para vários cartões SIM.

A liderança da tabela de fabricantes (da IDC) continua a pertencer à Nokia, que entre Janeiro e Março enviou para as lojas 108,5 milhões de dispositivos móveis, mais 0,6 por cento que em igual período do ano passado. Ainda assim, viu a sua quota de mercado descer de 34,7 por cento para 29,2 por cento.

O principal destaque vai para o desempenho da Apple, a quem as vendas de iPhones renderam um aumento de 114,9 por cento no número de equipamentos contados à saída de fábrica: 18,7 milhões. O ano passado pela mesma altura não ultrapassavam os 8,7 milhões. A empresa aproxima-se assim da LG, cuja quota de mercado desceu dos 8,7 para os 6,6 por cento.

A Samsung mantém-se no segundo lugar do ranking mundial com 70 milhões de equipamentos enviados para as lojas, um aumento de 8,9 por cento, face ao período homólogo. A quota de mercado caiu 1,9 pontos percentuais.

fonte: IDC

No mercado europeu, o crescimento foi principalmente impulsionado pelas vendas de dispositivos Android e iPhones, detalhou a consultora, destacando os bons resultados de vendas dos novos equipamentos da HTC, Samsung Sony Ericsson, no segmento de gama alta.

Entre os dispositivos de gama baixa, saltaram à vista os números conseguidos pelos modelos Android de fabricantes como a Alcatel, Huawei e ZTE. O aumento do número de smartphones vendidos, traduzindo-se também num decréscimo da procura dos telemóveis tradicionais, acrescentou a consultora.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!