Inovação: Cresce investimento em tecnologia com internet móvel popularizada

Maio 14, 2011 by  
Filed under Notícias

Do grande empresário ao pré-adolescente, o uso de sofisticados aparelhos tecnológicos virou febre nacional. Seja para manter o contato com as redes de relacionamentos ou administrar uma empresa através de uma tela touchscreen de multitoques. As vendas de iPad, iPhone e iPod Touch já ultrapassam as expectativas em todo país. Embora o Brasil ainda esteja atrasado em relação a evolução da internet, se comparando a outros países desenvolvidos como Estados Unidos, com os lançamentos de novas versões dos aparelhos, houve um crescimento na demanda por  velocidade de comunicação.

Para acompanhar o avanço tecnológico, os brasileiros têm investido na mobilidade de recursos, como a criação de aplicativos para internet móvel. Enquanto cientistas da computação dedicam-se a aprimorar os conhecimentos, milhares de empresários descobrem as novidades para proporcionar aos clientes as vantagens que o competitivo mercado exige.

Impulsionados pela popularização da internet móvel, um grupo de especialistas da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, entre eles Marcelo Roque, diretor da Finxi Soluções em TI, desenvolveu a Realidade Aumentada em ambiente mobile, se tornando os primeiros brasileiros a conquistarem a aprovação da App Store, loja virtual que disponibiliza os aplicativos para compras em 120 países.

Serviço diferenciado atinge público maior

A chancela fortaleceu o nome da Finxi, empresa criada pelo núcleo tecnológico que passou a levar esse aplicativo para outros projetos, como em sites institucionais. Com base nos conhecimentos em universidades nos Estados Unidos e em Israel, o diretor da companhia explica as novidades que tem feito a cabeça dos grandes empresários.

“O serviço diferenciado atinge um público maior. Por isso, é grande a demanda por aplicativos ousados, como o Cardápio Digital. Com uma espécie de iPad em tamanho ampliado que chega ao mercado para tirar de circulação o velho e ultrapassado menu de papel. Nele os clientes otimizam o tempo e fazem os seus pedidos personalizados, sem a necessidade do atendimento do garçom”, explica Marcelo.

Outra tecnologia que ainda está engatinhando no Brasil, mas já tem rendido reconhecimento e premiações internacionais é o mobile marketing. Os cases ampliaram o alcance de consumidores e a prova disso está nos números. No ano passado, após a criação de planos populares para acompanhar as grandes proporções do acesso móvel, a receita das operadoras de celular com serviços de banda larga móvel totalizou US$ 100 bilhões, representando crescimento de 20% da comparação a 2009 e o triplo da cifra em 2005, de acordo com o levantamento da ABI Research. Atualmente são mais de cinco bilhões de celulares no mundo. Pouco mais de um ano após o surgimento da primeira versão do iPad, o acesso a internet banda larga (3G) já superou o número de acessos fixos.

Fonte: SRZD



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!