Marketing: Portugueses reciclam mais equipamentos electrónicos em 2010

Maio 14, 2011 by  
Filed under Notícias

Os portugueses reciclaram mais equipamentos electrónicos e eléctricos em 2010, tendo enviado 77,5 milhões de unidades.
A ANREEE – Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, registou a colocação no mercado nacional de 77.552.249 unidades de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE), o que corresponde a um aumento de 6,10% face ao homólogo.

Estes equipamentos correspondem a mais 165 mil toneladas de equipamento, com distribuição geográfica concentrada nas regiões de Lisboa, Porto, Aveiro e Braga.

“Os dados de 2010 confirmam a tendência de crescimento no número de EEE colocados no mercado, enquanto se verifica uma ligeira tendência de decréscimo do seu peso total anual”, acrescentou a ANREEE, em comunicado.

Tal como no ano passado, os equipamentos de informática e telecomunicações – computadores e telefones – foram o tipo de EEE mais registado correspondendo a mais de 31% do total de registos efectuados, seguidos dos equipamentos de iluminação.

A ANREEE referiu que o maior crescimento se verificou nos brinquedos e equipamentos de desporto e lazer que registaram um incremento de 52,54%.

Nesta categoria incluem-se, por exemplo, as consolas de videojogos, os jogos de vídeo ou as máquinas de ginásio para exercício físico.

Quanto à categoria que regista uma maior quebra é de equipamentos de consumo como os aparelhos de TV, aparelhos de rádio, as câmaras e os gravadores de vídeo ou os instrumentos musicais.

Em 2010 foram registados no mercado português menos 7,19% de unidades do que em 2009 totalizando-se agora 7.190.218 novas unidades registadas.

Em Portugal, os objectivos de recolha de REEE previstos na lei apontam para os 4 kg por habitante/ano.

“Em 2010, os dados consolidados, apresentados pelas duas entidades gestoras a actuarem no sector – AMB3E e ERP Portugal – apontam para uma recolha, em média, de 4,6 kg de resíduos por habitante. Ou seja, Portugal não só satisfaz, como supera as metas de recolha para reciclagem de EEE”, concluiu.

Os números agora apresentados correspondem a uma taxa de cumprimento declarativo de mais de 92% das cerca de 1.600 empresas que estão registadas junto da ANREEE.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!