Inovação: Paredes começa a transformar-se no Silicon Valley português

Maio 17, 2011 by  
Filed under Notícias

Anunciada em Junho de 2009, a intenção de transformar Paredes no Silicon Valley português ficou esta sexta-feira, 13 de Maio, formalizada com a assinatura de um acordo entre a Cisco Systems e a Living PlanIT para a construção de um Centro de Pesquisa e Inovação na área das soluções de rede, com vista ao desenvolvimento de novos modelos de gestão urbana.

O projecto da multinacional norte-americana é considerado “âncora” no desenvolvimento do PlanIT Valley, considerada a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa, que além da Cisco, deverá albergar diversas empresas ligadas às TI.

A “nova cidade” que vai nascer de raiz em Paredes representa um investimento global de 10 mil milhões de euros e levará à criação de 20 a 30 mil empregos nos próximos anos, segundo o anunciado em Junho de 2009, quando o projecto foi apresentado.

O PlanIT Valley irá estender-se por uma área considerável, com o centro de investigação da Cisco, um dos maiores projectos europeus da empresa na área das chamadas “Smart+Connected Communities”, a ocupar lugar central.

O principal objectivo da parceria entre a Cisco e a Living PlanIT, que por si só significará a criação de centenas de postos de trabalho qualificados, é transformar o PlanIt Valley no maior projecto europeu de desenvolvimento sustentável utilizando as soluções Cisco Smart+Connected Communities.

Inicialmente, a Living PlanIT vai colaborar com a Cisco na fase de desenho da arquitectura tecnológica das Smart+Connected Communities na futura cidade. Acabada essa fase, está pensada a implementação de uma infraestrutura de rede, com base em tecnologia Cisco, como plataforma para a sustentabilidade urbana em Paredes.

Este novo centro de I&D pretende investigar como uma rede de sensores poderá ser utilizada em: veículos eléctricos, monitorização de smart-grid, medições inteligente e gestão energética de casas e edifícios. Prevê-se ainda que o projecto teste também o potencial para a integração de fontes de energia renováveis.

“Dissemos que íamos cooperar neste projecto e mantemos esse empenho, querendo que seja um processo de sucesso”, garantiu recentemente Carlos Brazão, director-geral da Cisco, em declarações ao TeK.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!