Inovação: PME podem concorrer a apoios à inovação até final de Maio

Maio 25, 2011 by  
Filed under Notícias

Muitas pequenas e médias empresas podem não conhecer, mas até ao final do mês ainda podem candidatar-se ao SIFIDE, um programa de incentivos fiscais no domínio da inovação. Em causa está a oportunidade de estas empresas recuperarem, através do IRC, um terço do investimento feito em Investigação e Desenvolvimento (I&D).

De acordo com José Horta e Costa, de uma consultora especializada neste tipo de apoios, muitas PME nunca ouviram falar do programa, outras pensam que não são candidatas. “As empresas desconhecem que, por vezes, e mesmo sem terem um departamento I&D, fazem I&D nas suas casas. Penso que 50% das empresas desconhece e não utiliza estes mecanismos”, sublinha.

Em causa está a possibilidade de recuperar, através dos impostos, pelo menos 32,5% de todas as despesas efectuadas com I&D, que podem passar por simples aplicações informáticas ou novos equipamentos.

José Horta e Costa explica que “não está estipulado um determinado valor”. “Em função dos gastos em I&D, há uma taxa de 32% e depois a tal dos 50% de acréscimo à média do ano anterior, até ao limite de 1,5 milhões de euros”.

As despesas apresentadas estão sujeitas à aprovação das entidades competentes, mas a taxa de aceitação supera os 70%. O prazo para concorrer, ainda a tempo de reduzir o IRC a pagar este ano, termina no final do mês.

Fonte: Rádio Renascença



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!