Marketing: Prepare-se, preço dos alimentos base vai duplicar nos proximos 20 anos

Junho 3, 2011 by  
Filed under Notícias

O preço médio dos alimentos-base vai duplicar nos próximos 20 anos, alertou a organização não-governamental Oxfam, no lançamento de uma campanha para combater a fome a nível global, patrocinada pelo ex-presidente brasileiro Lula da Silva.

«O sistema alimentar tem de ser reformado para podermos ultrapassar os desafios crescentes das alterações climáticas, escalada do preço dos alimentos e falta de terras, água e energia. Temos de remeter a fome para a história», afirmou a presidente da Oxfam, Barbara Stocking, no lançamento da campanha e do relatório «Crescendo para um Futuro Melhor», e citada pela Lusa.

Se não forem tomadas medidas urgentes, afirma o relatório, o preço dos alimentos-base como o trigo ou milho vai mais do que duplicar nas próximas duas décadas, fazendo disparar os casos de fome, que actualmente afecta mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Os aumentos previstos variam entre os 120 e os 180% entre os diferentes alimentos-base, devido sobretudo às alterações climáticas, e deverão afectar principalmente os mais pobres, que gastam perto de 80% do seu rendimento em alimentação.

A Oxfam defende que os progressos contínuos no combate à fome nas últimas décadas estão agora em risco, com a capacidade de produção sem capacidade de acompanhar a procura de alimentos, que deverá crescer 70% até 2050.

«Estamos a caminhar sonambulamente em direcção a uma era de crise evitável», adiantou Barbara Stocking.

O relatório alerta para o caso da Índia, onde um crescimento acentuado da economia foi acompanhado de um aumento do número de pessoas com fome em 65 milhões de indivíduos, mais do que a população da França. Visa também os países ricos, que contribuem para agravar o problema com incentivos à produção de biocombustíveis, por exemplo à base de milho.

A Oxfam apelou ao primeiro-ministro britânico e outros líderes do G20 para acordarem novas regras para os mercados alimentares, aumentando a transparência e regulando os índices de futuros, acumulando reservas alimentares e pondo fim a políticas de biocombustíveis. Apela ainda a maior investimento nas pequenas produções agrícolas, que considera a maior oportunidade actual para expandir a produção alimentar.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!