Marketing: Descubra as cidades mais caras do mundo

Agosto 19, 2011 by  
Filed under Notícias

Lisboa está a meio da tabela, na 39ª posição.

Os preços praticados na capital da Noruega são 1,7 vezes mais elevados que em Lisboa, a 39ª capital com o custo de vida mais elevada num ‘ranking’ de 73 cidades.

As cidades suíças e do Norte da Europa continuam a ser as que praticam os preços mais elevados do mundo. Em contrapartida, os pólos urbanos indianos de Mumbai e Delhi, e a capital das Filipinas, Manila, os mais económicos do planeta.

Estas são as conclusões do estudo “Prices and Earnings 2011”, desenvolvido anualmente pelo banco suíço UBS, que tem como base o preço de um cabaz de 122 bens e serviços praticado em 73 cidades.

No pódio do ‘ranking’ figuram as cidades de Oslo, Zurique e Geneva que praticam preços 65% superiores à da média das cidades consideradas.

Lisboa está a meio da tabela, na 39ª posição, com o cabaz de bens e serviços nacional a apresentar um preço 2% abaixo do preço médio cabaz das 73 cidades analisadas, ficando acima de cidades como Miami, Moscovo e Praga.

O UBS salienta também o facto de as cidades norte-americanas apresentarem um nível de preços mais baixo que no ano passado. “Os economistas do UBS atribuem este facto, em grande parte, à depreciação do dólar norte-americano contra muitas das maiores moedas do mundo”, revela o banco numa nota de imprensa.

Além do custo de vida, o UBS estudou também o poder de compra dos trabalhadores com base no seu salário. Para isso, os especialistas do banco suíço criaram um rácio que tem em conta o salário líquido por hora dos trabalhadores face ao preço médio do cabaz de bens e serviços.

Com base neste rácio, conclui-se que as pessoas que trabalham em Zurique, Sidney, e na cidade de Luxemburgo beneficiam do mais elevado poder de compra com base no seu salário.

Também neste capítulo Lisboa figura a meio da tabela, atrás de cidades como Londres, Barcelona, Milão, Paris e Dublin, mas à frente do Dubai, Atenas, Roma e São Paulo.

Ranking’ das cidades mais caras do mundo

 

Posição no ‘ranking’ Cidades Índice do nível de preços
1 Oslo 139,10
2 Zurique 135,00
3 Geneva 133,10
4 Copenhaga 118,40
5 Estocolmo 117,50
6 Tóquio 112,60

Fonte: UBS

 

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!