Marketing: Vendas de smartphones crescem 74%

Agosto 19, 2011 by  
Filed under Notícias

As vendas globais de smartphones cresceram 74 por cento no segundo trimestre deste ano, quando comparadas com as registadas no mesmo período de 2010, sendo agora responsáveis por 25 por cento de todos os telefones vendidos no mundo.

Entre Maio e Junho foram vendidos 428,6 milhões de telemóveis, um número que revela um aumento de 16,5 por cento face ao período homólogo, segundo o último estudo da Gartner, que ajuda a constatar o peso crescente dos smartphones neste mercado. No segmento continua a ser o Android quem leva a melhor, estando presente em 43 por cento dos equipamentos vendidos durante o período em análise, o correspondente a 47,8 milhões de dispositivos, quando há um ano atrás a sua penetração era de 17,2 por cento (11 milhões de unidades).

O Symbian, da Nokia, mantém-se no segundo lugar da tabela apresentada pela consultora, com 21,1 por cento de quota de mercado, mas o valor representa uma queda abrupta face aos 40,9 por cento registados um ano antes.

A terceira posição é ocupada pelo iOS da Apple. Recorde-se que a empresa foi considerada a fabricante com maior número de equipamentos vendidos no mesmo período, num estudo apresentado este mês pela IDC.

fonte: Gartner

Em matéria de fabricantes, a Gartner destaca o crescimento apresentado pela ZTE, que ultrapassou a RIM, ocupando agora o 5º lugar na tabela das marcas de smartphones mais vendidas. A RIM viu a sua quota de mercado cair de 19 por cento, em 2010, para 12 por cento este ano.

No que respeita ao mercado total, a Nokia assegura a liderança da tabela, com uma quota de 22,8 por cento, menos 10 pontos percentuais que um ano antes, tendo vendido cerca de 98 mil dispositivos. Samsung (16,3%), LG (5,7%) e Apple (4,6%) são as marcas que se lhes seguem, num ranking que reproduzimos abaixo.

fonte: Gartner

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!