Inovação: Garoto de 13 anos cria forma mais eficaz de captação solar

Agosto 26, 2011 by  
Filed under Notícias

Um estudante americano de 13 anos conseguiu criar energia solar a partir da sequência de Fibonacci. Com o experimento, Aidan Dwyer ganhou uma patente provisória do governo dos EUA, além do interesse de diversas entidades em comercializar a inovação.

A sequência de Fibonacci se caracteriza pelo início no número 0 e, a cada número subsequente, faz-se a soma dos dois números anteriores. Por exemplo, 0-1-1-2-3-5-8-13-21… O que Aidan criou foi uma espécie de árvore em PVC em que as folhas e os galhos, na verdade, são pequenos painéis solares que respeitam esta sequência.

Aidan contou ao site Huffington Post que ficou fascinado quando percebeu, durante uma caminhada pelas montanhas de Catskills, nos EUA, que a organização das folhas e dos galhos nas ávores obedecia à Fibonacci. “Eu sabia que aqueles galhos e folhas coletavam a luz do sol para fotossíntese, então meu próximo experimento iria investigar se a sequência de Fibonacci ajudaria”, disse o estudante.

O resultado foi que, ao analisar a coleta de luz solar na árvore de Fibonacci e em um painel plano, a imitação da natureza se mostrou mais eficaz. Além disso, a árvore ocupa menos espaço físico que um painel plano e aumenta a coleta de luz solar durante o inverno.

Fonte: Terra



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Garoto de 13 anos cria forma mais eficaz de captação solar"

  1. antónio saias on Ter, 30th Ago 2011 12:23 pm 

    a tal situação de vantagem do “trouveur” sobre o “chercheur”
    Jovens podem ser fonte inesgotável de propostas inovadoras.

    lembro de meu tempo de Liceu em Portalegre, sendo professor de Desenho (agora acho que Artes Visuais)o pintor João Tavares, de vez em quando eramos postos perante propostas de trabalhos que talvez pudessem servir-lhe pistas para “encomendas” suas de “deseign”
    :
    “vamos desenhar uma embalagem de cigarros para fumadores de classe económica média….”

    comigo o Mestre não lucrou absolutamente nada, que sempre fui um desastrado, mas penso que para o total da Turma a proposta não seria assim tão inocente, nem infrutífera

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!