Inovação: Empresa quer vender robô que faz sorvete no Japão

Setembro 2, 2011 by  
Filed under Notícias

Ele foi a grande atração da feira Tokyo Summerland no ano passado. Agora, a empresa que produziu Yaskawa-kun quer fazer com que os japoneses encontrem um robô capaz de vender sorvetes em várias cidades do Japão.

O primeiro protótipo, mostrado durante a feira em 2010, está sendo retrabalhado para atender ainda melhor seus “fregueses”. Com um simples toque na tela, o cliente pode escolher o sabor do sorvete de casquinha e assistir, maravilhado, ao preparo da sobremesa acompanhado de uma música “cantada” por Yaskawa-kun.

Reprodução Internet

O robô Yaskawa-kun fica dentro de uma cabine, onde prepara os sorvetes de casquinha

O robô foi construído pelo Yaskawa, um grande banco japonês que também possui uma agência de propaganda. O projeto inicial era apenas promover a agência durante a feira, mas o robô virou uma sensação no país e agora os executivos querem vender vários robôs sorveteiros. O termo kun, utilizado no nome da máquina, é uma forma de tratamento utilizada pelos japoneses para sinalizar que o interlocutor está no mesmo nível hierárquico.  Portanto, Yaskawa-kun é uma forma de aproximar a empresa de seus clientes.

Para muitos clientes, embora venha substituir um ser humano, Yaskawa-kun tem inúmeras vantagens: ele nunca abandona o posto, não pede um minutinho para atender o celular e não masca chiclete enquanto fala com os clientes.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Empresa quer vender robô que faz sorvete no Japão"

  1. antónio saias on Sáb, 10th Set 2011 4:10 pm 

    INNOVMARK

    há de ter em arquivo minha sugestão um pouco semelhante.
    só que a composição era comandada do exterior pelo cliente, utilizando um stick (manipulando à maneira da destreza dos miúdos quando praticam play station)

    abraço à REDAÇÃO

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!