Inovação: Criado o primeiro motor eléctrico com apenas uma molécula

Setembro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Um grupo de cientistas criou o primeiro motor eléctrico a partir de uma única molécula. O mais pequeno motor do seu género poderá permitir a criação de novas tecnologias nos campos da medicina e da engenharia.

O aparelho, descrito pelos autores na publicação Nature Nanotechnology, tem uma espessura 60.000 vezes menor que a de um cabelo humano.

«Tem havido progressos significativos na construção de motores moleculares movido a luz e a reacções químicas, mas esta é a primeira vez que foi demonstrado um motor molecular alimentado a electricidade, apesar de algumas propostas teoréticas», afirmou Charles Sykes, director da equipa da Tufts University, em Boston, EUA.

Os peritos utilizaram um microscópio com tecnologia de ponta, de temperaturas baixas, que usa electrões em vez de luz para observar moléculas.

O motor tem uma ponta metálica para conduzir electricidade, e inclui uma molécula de sulfureto de metilo butilo assente sobre uma placa condutora, feita de cobre.

Isto faz com que os «braços» ao estilo agulha de bússola, feitos de átomos de carbono e de hidrogénio, girem sobre o eixo central.

O factor temperatura faz variar a direcção e a velocidade deste movimento giratório. Os cientistas concluíram que a temperatura de -268 graus é a ideal para monitorizar a actividade do aparelho.

«Assim que tivermos um melhor entendimento das temperaturas necessárias para fazer estes motores funcionarem, poderão surgir aplicações para a vida real em alguns aparelhos sensores ou médicos que envolvem pequenas tubagens», acrescentou Sykes.

«A fricção de fluido contra as paredes dos tubos aumenta nestas micro escalas, e cobrir as paredes com motores poderá ajudar a conduzir os fluidos no sentido desejado», esclareceu.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!