Inovação: 6 tecnologias de ficção científica que viraram realidade

Setembro 22, 2011 by  
Filed under Notícias

De Júlio Verne a Star Trek

A lista de tecnologias que apareceram primeiro em obras de ficção e, depois, viraram realidade é longa. Ela vai desde as criações do escritor francês Júlio Verne – como o submarino e a viagem à Lua – até o comunicador portátil da série de filmes Star Trek, que antecipou o telefone celular muitos anos antes de ele existir realmente. Veja, nas próximas páginas, outras seis realizações recentes do mundo da tecnologia que já haviam sido exibidas antes em filmes futuristas.

O carro que se dirige sozinho

Uma presença recorrente nos filmes de ficção é o carro que se dirige sozinho. O super-herói Batman, por exemplo, em mais de uma ocasião chamou seu Batmóvel usando algum tipo de controle remoto. No filme Eu, Robô, de 2004, o detetive Del Spooner (interpretado pelo ator Will Smith) anda num carro da Audi (foto ao lado) com controle robótico, que ele desativa quando precisa assumir o volante manualmente.

Na última década, veículos robôs começaram a ser usados em uma variedade de aplicações especiais. Os dois mais famosos talvez sejam os gêmeos Spirit e Oportunity, que a NASA enviou a Marte em 2003 para explorar o planeta. E há uma enorme quantidade de veículos robóticos experimentais – incluindo um do Google – em testes.

Mas o consumidor também começa a se beneficiar dessa tecnologia. No salão do automóvel de Frankfurt (IAA 2011), a empresa francesa Valeo demonstrou seu sistema Park4U Remote. Ele permite que o motorista saia do carro e, usando um iPhone, mande-o estacionar sozinho numa vaga apertada.

O relógio do Dick Tracy

Aficionados de histórias em quadrinhos conhecem bem o relógio de Dick Tracy, o detetive criado em 1931 pelo cartunista Chester Gould. Tracy pressionava um botão no relógio e podia conversar, à distância, com seus colegas policiais. O relógio apareceu nos quadrinhos na década de 40, quando os equipamentos eletrônicos (construídos com válvulas termiônicas, em vez de chips) eram enormes e consumiam muita energia para funcionar.

Foi preciso esperar mais de meio século até a visão de Gould virar realidade. O primeiro celular de pulso foi apresentado em 1999 pela Samsung. Desde então, apareceram modelos de vários outros fabricantes. A LG chegou a lançar no Brasil, em 2009, seu modelo GD910. Nenhum desses celulares teve grande sucesso até hoje. Mas é possível que isso ainda venha a acontecer. As forças armadas americanas, por exemplo, têm projetos de smartphones de pulso para uso militar. São relógios Dick Tracy muito anabolizados.

James Bond e o carro voador

No filme 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro, de 1974, o vilão Scaramanga foge de James Bond num automóvel AMC Matador. Scaramanga entra com o carro num celeiro e, lá, acopla asas e uma turbina a ele. Ao sair, ele decola levando uma atônita “Bond girl” no porta-malas. Presença constante nos filmes há mais de meio século, o carro voador ainda esbarra em dificuldades práticas para se tornar comercialmente viável. Mas isso não significa que ele não exista.

A empresa americana Terrafugia, por exemplo, já aceita reservas para seu carro voador Transition. Ele vem sendo testado em voo desde 2006 e poderá começar a ser entregue em 2012. Mas o Transition é, de certa forma, o oposto do Matador de Scaramanga. Ele é basicamente um avião que pode ter as asas dobradas para rodar numa estrada comum. Não há a intenção de que seja usado extensamente como carro. Mas as asas dobráveis podem ser interessantes para que o dono possa, por exemplo, guardá-lo na garagem de casa em vez de alugar um hangar no aeroporto.

Rosie, a empregada dos Jetsons

Iniciada em 1962, a série animada Os Jetsons, da produtora Hanna-Barbera, fez enorme sucesso na TV em muitos países, incluindo o Brasil. A família futurista que protagonizava os desenhos animados incluía uma peculiar empregada robô, a Rosie. Ela se deslocava pela casa com rapidez sobre um único pé com rodinhas. Com mania de limpeza, ela reclamava quando outros membros da família faziam bagunça.

Ainda não há robôs como a Rosie nas lojas, é claro. Mas já existem vários robôs domésticos voltados para tarefas específicas. Dois exemplos são os cortadores de grama Automower, da empresa sueca Husqvarna; e os aspiradores de pó robóticos produzidos por várias empresas (a primeira foi a também sueca Electrolux, com seu modelo Trilobite, lançado na Europa em 2001).

São máquinas capazes de andar por uma área delimitada realizando seu trabalho de forma autônoma. Alguém pode acionar os robôs ao sair de casa de manhã de modo que, quando voltar do trabalho, encontre a grama aparada e o chão livre de poeira. Mas o formato atual pouco lembra o da disciplinada Rosie. Diferentemente dos aspiradores-robôs, a empregada dos Jetsons precisava carregar um aspirador de pó na mão, como fazem os humanos, para realizar a limpeza.

A interface de Minority Report

Sucesso nos cinemas em 2002, o filme Minority Report mostrava uma forma intrigante de interação entre humanos e máquinas. Numa das cenas, o capitão John Anderton, interpretado pelo ator Tom Cruise, controla um computador movimentando as mãos no ar, enquanto informações desfilam à sua frente numa espécie de display holográfico. A cena foi assunto de muitas conversas entre o público mais ligado em tecnologia.

Oito anos depois, uma versão nada futurista da interface de Minority Report se materializou na forma do sensor para jogos Xbox Kinect, da Microsoft. Com um conjunto de detectores de posição e movimento, ele tornou trivial agitar as mãos para interagir com uma máquina. Neste ano, a Microsoft liberou um kit que vai permitir a criação de aplicativos para o uso do Kinect também em PCs com o sistema Windows. E hackers já criaram soluções para usá-lo em robôs, implementando uma forma barata de visão robótica.

Recentemente, a Samsung recorreu ao cinema para tentar desqualificar as acusações da Apple de que a empresa coreana teria plagiado suas inovações no iPad. Advogados da Samsung anexaram, à sua defesa apresentada a um tribunal alemão, imagens do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, filmado em 1968 pelo cineasta Stanley Kubrick e exibido no ano seguinte.

No longa, dois astronautas comem enquanto utilizam pranchetas digitais muito parecidas com os tablets atuais. Os dispositivos exibidos no filme possuem formato retangular, tela que ocupa a maior parte do espaço frontal, molduras estreitas, superfície traseira plana e pouca espessura, como os tablets atuais. Para a Samsung, isso comprovaria que a Apple não é a criadora do formato. Ao menos no primeiro julgamento, a empresa coreana não conseguiu convencer a justiça alemã. Mas o fato serviu para chamar atenção para a presença do tablet no filme.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!