Inovação: Google compra 1.000 patentes da IBM

Setembro 22, 2011 by  
Filed under Notícias

A empresa está buscando fortalecer o portfólio de patentes para enfrentar disputas judiciais.

A Google comprou 1.000 patentes da IBM como parte do fortalecimento do portfólio da empresa para futuras disputas de patentes, de acordo com dados do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.

Porta-voz do Google, Jim Poser confirmou a transferência, reportada pelo blog SEObytheSea.com, mas não informou o valor. Em julho, a empresa já tinha comprado mais de 1.000 patentes da IBM. Recentemente, transferiu parte delas para a fabricante de smartphones HTC, para ajudar a companhia em um processo da Apple.

A Google está interessada em patentes já há algum tempo, o que, depois que a Nortel Nteworks rejeitou a oferta da empresa, levou a gigante comprar a Motorola Mobility por cerca de US$ 12,5 bilhões.

O universo da tecnologia recentemente assiste a uma explosão de disputas por patentes, geralmente envolvendo as de softwares, o que ameaça sufocar a inovação, disse o vice-presidente sênior da Google e conselheiro geral, Kent Walker, em uma postagem no blog da empresa em abril.

“Mas como as coisas estão hoje, uma das melhores defesas contra este tipo de disputa é (ironicamente) de ter um portfólio de patentes formidável, pois isso ajuda a manter a sua liberdade de desenvolver novos produtos e serviços”, acrescentou Walker.

A aquisição das patentes de mobilidade da Motorola foi um elemento-chave para que a Google começasse a negociar com a empresa no início de julho. Mas a Motorola afirmou para a Google que poderia ser um problema para o setor de mobilidade da empresa continuar como uma entidade autônoma, se vendesse uma grande parte da sua carteira de patentes, de acordo com um documento da Motorola para a Securities and Exchange Commission dos EUA na última terça-feira (13/09).

Assim como as patentes da transação anterior entre a Google e a IBM, a quantidade de invenções cobertas no novo conjunto é bastante amplo, incluindo desktops e servidores de hardware, segurança de computadores, processos de banco de dados, projetos de circuitos, sistemas de banco de dados paralelo e arquitetura, autenticação do usuário, testes de cartão de crédito/smartcard, e muito mais, de acordo com o SEObytheSea.com.

Fonte: IDG Now



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!