Marketing: Utilizadores de iPhone são os mais “fiéis”

Setembro 28, 2011 by  
Filed under Notícias

Um estudo recente indica que os utilizadores de iPhones serão os mais satisfeitos com o dispositivo e ecossistema pelos quais optaram, com a Apple a conseguir, na análise, uma taxa de retenção de clientes de 89%. Isto significa que, entre os entrevistados que usavam smartphone da marca, apenas 11% ponderam optar pela concorrência na altura de trocar de telefone.

Já entre os utilizadores de telefones Android, pouco mais de metade se diz absolutamente convencido pelo equipamento que usa. A taxa de retenção calculada para o sistema operativo de código aberto promovido pela Google – incluindo na contagem os dispositivos com este sistema operativo produzidos pelas diferentes fabricantes – é de de 55%.

Verificou-se também que, entre aqueles que tinham um smartphone Android, 31% estavam inclinados a optar por um iPhone da próxima vez que fossem comprar um telefone. Vale a pena lembrar que há ainda uma fatia de 10% de utilizadores que se declararam indecisos sobre se continuariam “fiéis” ao Android numa próxima aquisição.

A análise foi levada a cabo pela UBS Research e, apesar de ter incidido sobre um reduzido universo de 515 entrevistados, tem vindo a ser apontada por observadores e meios especializados, na medida em que espelha algumas das tendências observadas, nomeadamente no mercado norte-americano.

Exemplos disso serão as “classificações” com que saíram da análise marcas como a BlackBerry, Nokia ou HTC.

Os smartphones e ecossistema BlackBerry, da Research In Motion (RIM), que num estudo levado a efeito em março de 2010 apresentavam uma taxa de retenção de 62%, saem desta análise com uns bem mais modestos 33%. A Nokia, que pela mesma altura, reunia contava com 42% de clientes que não abriam mão dos telefones da marca, viu a percentagem cair para os 24% de utilizadores fieis.

A seguir à Apple, a HTC é a segunda fabricante com a maior taxa de clientes que não trocavam o seu dispositivo por outro: 39%. A gigante Samsung fica-se pelos 28%.

Curiosa é ainda a constatação de que mais de metade dos entrevistados que se mostraram interessados em mudar de plataforma móvel (sistema operativo e fabricante), gostariam de vir a ter um iPhone.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!