Inovação: Conceito de inovação aberta acelera projetos

Novembro 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Diferente do modelo que reúne pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos por conta própria, assumindo os riscos de uma iniciativa inovadora, indústria, universidade e governo unem-se para colocar os projetos em prática. Esse é o princípio da inovação aberta, que enfatiza a importância do uso de conhecimento externo para melhorar o desempenho do processo, capaz ainda de acelerar e reduzir o custo do desenvolvimento.

Essa é a bandeira do Centro de Open Innovation – Brasil. Criado em 2009, a instituição atua com inovação aberta e surgiu da iniciativa de Henry Chesbrough, autor do livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Ele é o criador de um conceito chamado Hélice Tríplice, que prega que para estabelecer inovação é preciso integrar ações do governo, indústria e universidade.

Desde que surgiu, entre os objetivos do centro estão disseminação de boas práticas de inovação aberta no País, incentivo à pesquisa acadêmica e colaboração com outros centros do mundo.

“Quem aposta em um ecossistema propício às relações e à cooperação tem mais chances de ser bem-sucedido no processo”, afirma o diretor do centro, Bruno Rondani.

De acordo com Rondani, esse modelo deve ser baseado em redes que podem incluir centros de pesquisa, clientes, fornecedores, startups e até mesmo concorrentes. “As companhias têm-se movimentado nesse sentido. O próprio Open Innovation já conta com a participação de cerca de 130 entidades, entre elas, aproximadamente 50% de empresas, 30% de governo e 20% de universidades”, diz.

O executivo afirma que esse é um modelo que tem crescido. “Muitas empresas já perceberam que o pulo do gato é a colaboração”, pontua. Os investimentos em recursos humanos que antes se restringiam ao quadro de funcionários ganham reforços com a colaboração de talentos de fora da organização.

Roldani explica que o papel do Open Innovation não é só o de fomentar a união dos setores, mas também de promover a capacitação. “No ano passado, formamos 77 gestores de inovação, que passaram a conhecer modelos de negócios, questões financeiras etc. Fazemos com que eles entendam qual é o papel do gestor para que ele esteja preparado para atuar na área e viabilizar novidades ao mercado”, diz.

Fonte: Computerworld



Enter Google AdSense Code Here

One Comment on "Inovação: Conceito de inovação aberta acelera projetos"

  1. antónio saias on Qua, 9th Nov 2011 12:40 pm 

    pratico isso desde que tenho ideias inovadoras
    ou imagino novas funções para equipamentos existentes

    repenso agora
    :
    garfo com pequeno motor elétrico no cabo, que imprima lento movimento de rotação aos dentes

    próprio para enrolar/comer esparguete

    Alguém liga à ideia? Nem isso.
    Julgo que é por aqui, nesta área, a ideia de inivação aberta
    Não sei

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!