Inovação: Cientistas conseguem produzir ossos usando impressoras 3D

Dezembro 5, 2011 by  
Filed under Notícias

Estruturas semelhantes a ossos já estão sendo produzidas pelas impressoras 3D. Essas maquininhas funcionam como as impressoras convencionais, carregadas com papel. A diferença é que usam materiais como plástico para fabricar objetos tridimensionais, a partir de um molde feito no computador.

A novidade sobre os ossos foi anunciada nesta quarta-feira (30/11) por pesquisadores da Washington State University (WSU), nos Estados Unidos. O grupo contou com financiamento de US$ 1,5 milhão do National Institutes of Health, órgão do governo americano. O material criado na WSU também pode ser usado em próteses dentárias e no tratamento de osteoporose. A tecnologia, informaram os cientistas, apresentou resultados promissores em testes com ratos e coelhos.

Há pelo menos dois anos, as impressoras 3D são vistas como precursoras de uma revolução na indústria. Isso porque permitem que peças únicas sejam feitas a um custo baixo. Assim, invertem a lógica da escala no processo de produção. Segundo esse preceito só consegue produzir barato quem produz muito.

Ocorre que os materiais semelhantes a ossos, feitos na WSU, mostram que essa transformação pode ser muito mais radical. A mudança não se resume ao modo e ao meio de produção. Ela atinge o tipo de produto que pode sair dessas maquininhas.

Em outras frentes de pesquisa, embora ainda incipientes, também estão sendo impressos tecidos e órgãos humanos. E ai surge a dúvida: vão imprimir uma pessoa?

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!