Marketing: Empresas portuguesas estão “na cauda” da Europa em utilização de websites transaccionais

Dezembro 15, 2011 by  
Filed under Notícias

Apenas 9% das empresas portuguesas tinham no início deste ano websites transaccionais, que permitem fazer encomendas e reservas, segundo as estatísticas divulgadas hoje pelo Eurostat, que colocam as empresas portuguesas como as que menos disponibilizam essa ferramenta de comércio electrónico, a par das cipriotas.
No pólo oposto estão as empresas da República Checa, 33% das quais dispõem de sites transaccionais, à frente das dinamarquesas, com 28%, holandesas e suecas, com 27%.
Entre os países em que as empresas disponibilizam menos esse tipo de ferramenta, depois de Portugal e Chipre estão Espanha e Roménia, com 10%, e Bulgária, com 11%
A média europeia, segundo o Eurostat, é de 17%.
Já quanto à presença das empresas na internet, com sites para divulgar informação, segundo o Eurostat a média europeia é de 69% e Portugal tem uma das mais baixas taxas, com 54%, apenas melhor que a Roménia, com 34%, e que a Letónia, com 53%.
De acordo com o “retrato” traçado pelas estatísticas do Eurostat 95% das empresas da União Europeia tinham acesso à internet em Janeiro deste ano, tendo aumentado a utilização de internet de banda larga fixa, de 84% para 87%, e, sobretudo, a banda larga móvel, que passou de 27% para 47%.
Portugal está na média da UE em acesso à internet (95% das empresas), com 83% a terem banda larga fixa e um amento de 25% para 39% na utilização de banda larga móvel.
O Eurostat indica também que 74% das empresas europeias obtém informação da administração pública através da internet e 69% apresentam declarações electrónicas.
Em Portugal, a percentagem é superior em ambas situações, situando-se em 83% as empresas que obtêm informação da administração pública através da internet e 79% as que fazem declarações electrónicas.

Fonte: Presstur



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!