Inovação: Novos carros à prova de morte em 2020

Dezembro 16, 2011 by  
Filed under Notícias

Fabricantes querem desenvolver veículos mais seguros, que não se envolvam em acidentes.

O avanço da tecnologia pode levar à criação de carros mais seguros, que evitam acidentes e mortes. A Volvo garante que após 2020 mais nenhum condutor vai morrer ou se ferir gravemente nas estradas, quando conduzir um dos seus novos veículos.

Segundo a BBC Brasil, todos os anos 1,3 milhões de pessoas morrem em acidentes de viação e 50 milhões ficam feridas e por isso os fabricantes de automóveis pensam investir num sistema que pode alertar o condutor sobre perigos e até tomar providências para evitar acidentes.

A Volvo já está a desenvolver um automóvel que irá proteger totalmente os seus ocupantes.

Outros fabricantes também garantem a concepção do mesmo tipo de veículo. A Toyota diz que o seu objectivo é reduzir a zero o número de mortos e feridos, mas não adianta nenhuma data para a sua execução.

A Ford já tem um carro com um sistema de protecção inteligente, o novo Focus, considerado um dos automóveis mais seguros do mercado.

No entanto, a nova ideia já tem algumas críticas.

«Em caso de acidente, a quem será atribuída a culpa? A mim (o condutor), ao fabricante ou ao engenheiro do software?», questiona Peter Rodger, examinador-chefe do Instituto Avançado de Motoristas.

Outros críticos defendem que o novo sistema pode ter efeitos negativos nas estradas, tornando o condutor menos atento.

Fonte: Tvi 24



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!