Marketing: Exportações de mobiliário português bate recorde e ultrapassa mil milhões em 2011

Dezembro 23, 2011 by  
Filed under Notícias

As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria cresceram 10% até Outubro e deverão encerrar o ano 9% acima de 2010, ultrapassando pela primeira vez os mil milhões de euros.

Segundo dados avançados à Lusa pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), de Janeiro a Outubro as vendas do sector para o estrangeiro somaram 899 milhões de euros.

Embora não estejam ainda disponíveis os dados relativos a Novembro e Dezembro, a associação antecipa que 2011 termine com um crescimento na ordem dos nove por cento face a 2010, o que, “a verificar-se, coloca, pela primeira vez, as exportações da indústria de mobiliário e colchoaria acima dos mil milhões de euros”.

De acordo com a APIMA, até Outubro Espanha continua a destacar-se como o principal destino das exportações portuguesas do sector, ao absorver 318 milhões de euros (mais 2%). Seguem-se o mercado francês, com 255 milhões de euros (mais 14%), Angola, com 82 milhões de euros (menos 9%), Alemanha (51 milhões de euros, mais 30%) e a Suécia (35 milhões de euros, mais 20%).

“Tal como se havia verificado durante o primeiro semestre de 2011, os cinco principais mercados representam 83% do total das exportações do sector”, nota a associação.

Para o presidente da APIMA, Hugo Vieira, estes valores constituem “um feito histórico, sobretudo tendo em conta a profunda crise económica e financeira em que a Europa se encontra, neste momento, mergulhada”.

Na sua opinião, “este é mais um sinal de que a aposta feita, tanto pelas empresas, como pela associação do sector, na internacionalização, deve continuar”.

O ano de 2011 deverá também marcar um recorde a nível do saldo da balança comercial do sector, que até Outubro era positivo em mais de 367 milhões de euros, acima da melhor marca de 359 milhões de euros, atingida em 2010.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!