Marketing: A marca como factor de sucesso na economia global

Fevereiro 6, 2012 by  
Filed under Notícias

Elevar a marca de uma empresa à categoria de activo intangível é o desafio do momento. Há regras para isso.

Não é absolutamente necessária nem tão pouco definitivamente suficiente, mas está provado que o racional de um negócio é tanto mais perceptível pelo mercado a que se dirige quanto mais consistente for a imagem da marca que tiver sido criada para o consubstanciar. É esta – se se quiser cair na tentação sempre redutora do sumário – a conclusão da conferência ‘Marca e Propriedade Intelectual – Desafios à Internacionalização das Empresas Portuguesas’, realizada na passada quinta-feira na Escola de Gestão do Porto (EGP), uma parceria entre a AICEP e o Diário Económico no âmbito da iniciativa ‘Diálogos da Internacionalização’.

E se a conclusão é verdadeira para o mercado interno, muito mais importante se torna quando a internacionalização deixa de ser uma alternativa para passar a ser – como é o caso do actual contexto português – a única via desimpedida para o crescimento económico.

Mas se ficou claro que a marca é fundamental para a sustentabilidade ou até para a própria viabilidade da internacionalização de um determinado negócio, a partir daí tudo se complica. Luís Cardia, académico da ‘casa’ (EGP) lançou a dúvida: “o que é que vale mais: internacionalizar uma marca nacional ou criar uma marca internacional?”

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!