Inovação: aposta em microgrids

Fevereiro 13, 2012 by  
Filed under Notícias

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai investir no desenvolvimento de estudos para a produção e distribuição de forma descentralizada. Este modelo, conhecido como microgrids, consiste em pequenas redes independentes que operam de forma autônoma ou conectadas ao sistema de energia principal, viabilizando o uso de fontes renováveis para abastecer cidades e centros urbanos.

O projeto desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB), em parceria com a KTH – Royal Institute of Technology, da Suécia, e a Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), obteve a aprovação com a pesquisa intitulada “Redes Elétricas Urbanas Inteligentes – modelo brasileiro de constelação internacional”, submetido ao edital conjunto da Cemig e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). A iniciativa foi considerada estratégica e, por isso, será financiado diretamente pela Cemig.

A Suécia é referência mundial na área de inovação e no setor de desenvolvimento urbano e energia, pois tem aplicado há muitos anos um modelo de sucesso baseado em projetos de colaboração envolvendo governo, indústria e institutos ou universidades.

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), sediado em São Bernardo do Campo (SP), foi criado em maio de 2011 com o objetivo de implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, promovendo a integração entre os dois países e atraindo investimentos e interesse de todo o mundo.

Fonte: Ambiente Energia



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!