Marketing: Mídias sociais impulsionam vendas

Fevereiro 13, 2012 by  
Filed under Notícias

Twitter, Facebook, Orkut e blogs tendem a atrair cada vez mais a atenção dos varejistas, que desejam ampliar suas vendas por meio do e-commerce

As mídias sociais têm ganhado cada vez mais espaço no bolso dos brasileiros. O varejo deve estar atento a este fenômeno. Li recentemente estudo da consultoria KPMG Internacional sobre o comportamento dos brasileiros nestas redes e o resultado é impressionante. De acordo com os dados da pesquisa, o Brasil é o quarto País do mundo com presença intensa nas redes sociais, com 69,1% das empresas participantes do estudo com perfis ativos nas redes. Ficamos atrás apenas da China (com 82,7%), Estados Unidos (71,5%) e Índia (70,2%).

O fato é que Twitter, Facebook, Orkut e blogs tendem a atrair cada vez mais a atenção dos varejistas, que desejam ampliar suas vendas por meio do e-commerce ou comércio on-line. Para se ter ideia do poder deste tipo de compras em nosso País, gastamos em 2011 cerca de R$ 20 bilhões em compras pela internet e em 2012 a expectativa é de que o setor cresça 50%.

Mas para conseguir chegar a este consumidor, lembro que, aqui, está envolvida diretamente a relação consumidor – empresa, pois as redes sociais criam um canal direto entre eles. Neste contexto, como se aproximar do seu público?

Em primeiro lugar, é preciso oferecer a ele um conteúdo atraente. Não basta apenas divulgar promoções; é necessário criar algo interessante para que o internauta lhe siga. O consumo é uma consequência deste processo. Os seguidores das redes varejistas também precisam de informações complementares sobre os produtos, reviews de outros internautas, ou seja, opinião de outras pessoas sobre o que se está comprando, antes de efetuar a compra. Assim, a relação entre o vendedor e o comprador se torna cada vez mais transparente, pois deslizes com a qualidade ou problemas no serviço podem atrapalhar sua reputação on-line.

ADESÃO – Diversas empresas têm investido neste tipo de ação. Entre elas, tem destaque o case da Magazine Luiza, que criou um personagem e lançou o ‘Magazine Você’, para que os internautas do Facebook montem sua própria loja virtual, com comissão de 2,5% a 4,5% sobre as vendas dos produtos, modelo também desenvolvido de maneira semelhante pela Polishop, e que superou as expectativas. Com as redes sociais, as possibilidades são inúmeras; vão depender apenas de boas ideias e estratégias.

E NA SUA LOJA, É POSSÍVEL? – Mas então você me pergunta: dá para eu criar perfis da minha empresa nas redes sociais e ter sucesso nisso? Para você ter um perfil ativo numa destas redes é importante entender o que sua empresa quer atingir ao criar este canal direto com seu público. Então, é necessário estabelecer estratégias para atingir este consumidor.

Lembro que, para fazer isto de maneira ordenada, é bom dispor de colaboradores especializados em lidar com a comunicação da empresa com clientes. E ter braços para dar conta da demanda do seu internauta já fidelizado: ele vai querer saber mais sobre os produtos ou até reclamar em caso de problemas. Por isso, muitas empresas investem num monitoramento das redes sociais em tempo integral.

Outro ponto que sempre comento em meus artigos que tratam das perspectivas do varejo é a questão da tecnologia. Integrar a loja virtual que já existe às mídias sociais e investir em aplicativos confiáveis para smartphones são boas pedidas se sua ideia é realmente investir no ambiente on-line. Neste contexto, é preciso prestar atenção ao que a loja posta, para que a percepção do cliente seja sempre positiva.

DA PORTA DA LOJA À TELA DO COMPUTADOR – A relação entre o cliente e sua marca tem de se estender da porta da loja à tela do computador. Se no estabelecimento você tem cuidado com a apresentação no ponto de venda, a limpeza, a luminosidade, no ambiente on-line isto não pode ser diferente. Seu compromisso com a clareza, a navegabilidade, eficiência na entrega, tudo deve se manter, para que a experiência de compra dos seu cliente seja a melhor possível.

O fato é que este canal de comunicação vem crescendo para os comerciantes como uma boa oportunidade de se aproximar e criar vínculo com seus consumidores. E se há pouco tempo parecia coisa apenas para inglês ver, agora é uma realidade absoluta no mercado brasileiro.

Fonte: Diário do Grande ABC



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!