Inovação: Como a sua empresa pode vencer barreiras com a inovação colaborativa

Maio 19, 2012 by  
Filed under Notícias

Há momentos em que você, como um gerente ou executivo, pode ter o tempo necessário para arquitetar um processo de mudança de gestão. Muitas vezes, o gerenciamento de mudanças é fracassado, mesmo quando se tem a intenção de fazer esse processo de maneira fácil. E outras vezes, a mudança simplesmente acontece para nós, e o teste da nossa coragem vem com a forma como reagimos a essa mudança. Enterrar nossas cabeças na areia e esperar que alguém faço algo? Ou descobrir como vamos sobreviver e seguir em frente? O que a sua empresa faz?

Minha companhia está finalizando algumas pesquisas sobre inovação colaborativa e destacamos nossos resultados em um recente webinar. Eu liderei esse webinar com o contexto em que estamos agora quase quatro anos após o “colapso” que destruiu a economia mundial, uma economia que está sendo lentamente reconstruída – às vezes com sucesso, outras vezes não.

A nova realidade é que há menos pessoas no local de trabalho e há muito mais trabalho para ser feito. (Medo de excesso de contratação é um problema sério.) Empresas com funcionários que trabalhavam somente como autônomos, trabalhadores departamentalizados já não podem dar ao luxo de trabalhar dessa maneira.

Mas como alguém que esteve envolvido em Enterprise 2.0 e gestão da inovação desde bem antes de 2008, eu fiquei espantado em como muitas empresas tem visto esse maciço choque econômico como um alerta.

Um comentarista de nossa pesquisa vê esse colapso criando um efeito duplo:. “Primeiro, há menos pessoas terceirizando [a inovação colaborativa]. Em segundo lugar, a eliminação de postos de trabalho reduziu a moral e tem forçado todos os funcionários a trabalharem ainda mais. O foco agora é sobre as coisas com resultados diretos, o que torna as coisas menos diretas, como o brainstorming [ou] uma colaboração difícil de vender. ”

Um entrevistado de nossas pesquisas comentou mais sobre a atitude da maioria dos meus clientes: “Pre-2008, [inovação colaborativa] não estava no meu radar pessoal. Agora eu tenho a oportunidade de observar como os membros da equipe trabalham juntos em um ambiente fora de suas rotinas normais de trabalho. Isso cria fortes vínculos organizacionais entre os departamentos e suas funções. Em suma, ele cria uma empresa mais forte e mais resistente. Em última análise, eu tenho gestores e equipes mais fortes e melhores para confiar. ”

Criar uma “empresa mais forte e mais resistente” é uma necessidade, já que não há garantias de que as ondas de choques econômicos vão parar.
Como você planeja para o resto de 2012 e nos anos a seguir, considere como você trabalhou pré-2008 versus pós-2008, e onde você está agora. Você mudou o suficiente para resistir à tempestade que vem? Você está realmente recebendo o melhor que pode de sua equipe de trabalho?

Isso não diz apenas sobre uma melhor colaboração e conhecimento de ferramentas de gerenciamento. Outro respondente resume as coisas assim: “A indústria está aceitando mais a colaboração e inteligência compartilhada.”

Eu mantive muitas regras de tecnologia ao longo dos anos, e muito do meu trabalho envolve encontrar tecnologias apropriadas para impulsionar a inovação colaborativa em grande escala. Mas se você está esperando pela tecnologia “perfeita” ou pela “melhor disponível” para deixar a sua empresa fora do colapso, eu vou deixar outro respondente com a palavra final sobre inovação colaborativa: “Se você não trabalha desta forma, você perde as melhores atitudes e ações que as pessoas têm para dar.”

Fonte: Information Week



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!