Inovação: Economia “verde” pode gerar até 60 milhões de novos empregos

Junho 6, 2012 by  
Filed under Notícias

A transição para uma economia verde pode criar entre 15 e 60 milhões de novos postos de trabalho em todo o mundo durante os próximos 20 anos, apontou o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “Rumo ao desenvolvimento sustentável”, divulgado nesta quinta-feira.

Em entrevista coletiva, Peter Poschen, um dos autores do relatório, explicou que na elaboração do documento foram consultados mais de 20 estudos com diferentes estratégias de economia verde sobre o emprego mundial.

Segundo Poschen, os resultados sobre emprego podem variar de um país para outro, o que explica a diferença do relatório sobre a criação entre 15 e 60 milhões de postos de trabalhos. As respostas dependem das políticas adotadas, cenários em que sejam desenvolvidos e objetivos.

Enquanto isso, o diretor-geral da OIT, Juan Somavía, denunciou que o modelo de desenvolvimento atual é ineficaz e insustentável para o meio ambiente e as sociedades, por isso reivindicou a necessidade da adoção urgente de um enfoque sustentável.

No entanto, Somavía disse que o relatório transmite “uma mensagem positiva”, pois considera que o modelo da economia verde pode melhorar a situação de milhões de pessoas que vivem na pobreza.

O estudo destaca que as experiências da Colômbia e Brasil, onde foi organizado um sistema de recolhimento de resíduos sólidos. Para Somavía, estas medidas podem gerar importantes benefícios econômicos para cerca de 20 milhões de pessoas.

Em contrapartida, o diretor destacou que a economia verde também pode eliminar postos de trabalhos. Apesar disso, o relatório considera “exageradas” as preocupações pelas eventuais perdas de emprego nos setores econômicos tradicionais e garante que a transição a uma economia verde afetará somente 1% da força de trabalho mundial.

Além disso, o estudo conclui que o lucro líquido para o emprego serão maiores nos países emergentes, onde há a oportunidade de avançar diretamente em direção ao uso de tecnologias verdes e evitar assim os custos associados à substituição de infraestruturas e empregos obsoletos.

Segundo o relatório, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, atualmente três milhões de pessoas têm empregos relacionados com produtos e serviços ambientais, enquanto na Espanha 50 mil pessoas estão empregadas nesse setor.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!