Marketing: Maioria dos trabalhadores estará online em 5 anos

Junho 25, 2012 by  
Filed under Notícias

Uma recente pesquisa efetuada pela Elance, uma empresa de recrutamento, revela que 73% dos empregadores estão a recorrer e a contratar pessoas via online. Uma mudança de mentalidades que acompanha a evolução tecnológica.

Com a incerteza da economia e com a atual tecnologia que liga os profissionais de qualquer lugar, em todo o mundo, o trabalho já não é o mesmo. O antigo horário das 9 às 5 já não restringe os trabalhadores a pequenos cubículos ou ilhas num open space.

Hoje em dia, o trabalho é conduzido projeto a projeto, por equipas ad-hoc que se formam para enfrentarem os desafios de negócios ou as oportunidades que surgem para, em seguida, enfrentarem outro projeto e mais outro e outro e assim sucessivamente.

Trabalhar ligado a partir de casa

A pesquisa que envolveu 1.500 empresas revela uma mudança considerável na contratação de trabalhadores, com empresas cada vez mais à procura de talento via online.

O estudo mostra ainda que os gestores das empresas preveem que a maioria das suas forças de trabalho (54%) serão profissionais online, ou seja, trabalhadores que não precisam de ter um espaço físico na empresa. Trabalham a partir de casa.

Neste capítulo, as principais aéreas procuradas pelas empresas são a programação web, design gráfico e desenvolvimento de conteúdos.

E, apesar do emprego tradicional continuar a prevalecer em todo o mundo, quase três quartos (73%) dos entrevistados confirmaram a intenção de contratar mais trabalhadores a partir da web. Um valor que fica muito acima do registado em 2011 e que se deve, sobretudo, ao aumento impulsionado pela onda de profissionais disponíveis na internet. Aliás, 40% das empresas pesquisadas afirmam mesmo que encontram excelentes talentos na net.

E os resultados não enganam: não só apontam para uma tendência crescente para o teletrabalho, como para uma evolução das empresas em confederações de empresários e empreiteiros.

Esta abordagem flexível também oferece às empresas vantagens competitivas. Segundo a pesquisa Elance, 84% das empresas que contratam online têm vantagens sobre os concorrentes, através de melhorias na flexibilidade, uma significativa redução de custos e maior produtividade.

Quase 70% das empresas que recorreram à web para contratar profissionais conseguiram reduzir os seus custos numa média de 55% e ter acesso a talento que não estava registado localmente, nem em centros de emprego nem em jornais.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!