Inovação: Empresas europeias vão aumentar investimento em I&D apesar da crise

Agosto 23, 2012 by  
Filed under Notícias

A necessidade de manter a competitividade está a estimular as empresas europeias a aumentar o seu investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), apesar da conjuntura económica não ser a mais favorável. Segundo um inquérito da Comissão Europeia, entre 2012 e 2014 as empresas esperam aumentar o investimento em cerca de 4% ao ano, um valor que mesmo assim fica abaixo dos últimos números divulgados, que situavam o investimento nos 5%.

O sector do software e serviços informáticos é o que apresenta valores mais elevados, com uma expetativa de investimento de 11% ao ano, em média.

Segundo a informação divulgada, o desenvolvimento de I&D dentro das empresas é visto como um fator crítico de inovação pelas empresas inquiridas, sendo seguido pela pesquisa de marketing e atividades relacionadas com a introdução de novos produtos no mercado.

A comissária europeia da Pesquisa, Inovação e Ciência já comentou estes dados referindo que a tendência positiva de investimento nesta área é essencial para a competitividade europeia. “Estas empresas são s principais elementos para tornar a economia europeia mais baseada no conhecimento e mais inteligente. O nosso próximo programa de pesquisa e inovação, Horizon 2020, vai dar um maior impulso a empresas inovadoras”, refere em comunicado.

O inquérito foi realizado pelo Joint Research Centre (JRC) e a Direcção geral de Pesquisa e Inovação, baseando-se em 187 respostas das maiores empresas europeias, listadas no Scoreboard de 2011 para o investimento em I&D.

Segundo os dados da Comissão Europeia, estas empresas representam cerca de 40% do investimento total em I&D das mil maiores empresas europeias e uma fatia significativa de todo o investimento empresarial nesta área.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!