Artigo de Opinião: “Inovação na Indústria” (Revista SPOT)

Inovação na Indústria

Por Bruno Silva

O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, tem uma componente importante de aposta na descarbonização da indústria com 715M€ de apoio ao investimento, ao nível do eixo da transição climática. A descarbonização da indústria tem como objetivo acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, promovendo ao mesmo tempo a competitividade da indústria e das empresas, através da sua descarbonização, da redução do consumo de energia e da promoção de fontes endógenas de energia.

Portugal assumiu um compromisso de alcançar a neutralidade carbónica até 2050, estando alinhado com o objetivo do Pacto Ecológico Europeu que passa por tornar a Europa no primeiro continente neutro em carbono, existindo igualmente o objetivo de ser inscrito na Lei Europeia para o Clima uma meta ambiciosa de redução de emissões para 2030, de pelo menos 55% das emissões. Até 2019, Portugal tinha conseguido reduzir 26% da emissão de gases com efeito de estufa, em relação a 2005, além de ter alcançado outra melhoria significativa ao ter-se conseguido disponibilizar 30,7% de energia de fonte renovável no consumo final de energia.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica pressupõe um conjunto de linhas de atuação que passam por vários objetivos como é o caso da promoção da descarbonização da indústria, através da eletrificação, da incorporação de energia de fonte renovável e de combustíveis alternativos. A Promoção da eficiência energética e de recursos é uma área importante, que pode ser alcançada através de tecnologias mais eficientes e eficiência energética. Outro objetivo passa pelo fomento da eco inovação e de processos de produção mais limpos, além da aposta na digitalização da indústria (Indústria 4.0) que é uma importante área de inovação sectorial. Um objetivo que está a ganhar uma maior importância passa pela promoção da economia circular na indústria, através da aposta numa economia circular e de baixo carbono, que pode ser alcançada através de cooperações industriais que ajudem a fomentar esta tendência. Por último, uma importante linha de atuação que vai ganhar importância é a promoção de projetos de Investigação & Desenvolvimento que constituam suporte a uma indústria inovadora, competitiva, e de baixo carbono.

O PRR é um dos mais recentes passos para o fortalecimento destas tendências inovadoras orientadas para a indústria, e é expectável que nos próximos quadros comunitários europeus exista um reforço da aposta nestas tendências de inovação e de descarbonização do setor industrial, tendências essas que vão afetar imensos setores indústrias que têm grande tradição em Portugal. Tais mudanças vão originar a necessidade de as empresas industriais portuguesas se adaptarem aos novos ventos de mudança que já se começam a sentir no sector industrial.

Bruno Silva

—> Perfil de Bruno Silva no Facebook
—> Perfil de Bruno Silva no LinkedIn

# Coach Executivo, Consultor, Formador e E-Formador, desde 2009, em projectos financiados e não financiados como é o caso de projectos conjuntos formação – acção (AEP, IAPMEI, CAP, AIP, CTP, CCP), projectos individuais SI Qualificação / Inovação / Internacionalização (QREN e P2020),  Empreendedorismo no Feminino (CIG), Cursos de Especialização Tecnológica, Formações Modulares e de Vida Activa, entre outro tipo de projectos, na InnovMark, colaborando em parceria com Instituições de Ensino Superior, Associações Empresariais e de Desenvolvimento Regional, Entidades de Consultoria e de Formação Profissional DGERT.

# Speaker / Orador, desde 2009, com mais de 100 presenças nos principais Congressos, Seminários, Workshops e Conferências nacionais e Feiras de Negócios nas áreas da Inovação, Marketing e Empreendedorismo.

# Fundador e Responsável de Marketing (Community Manager), desde 2006, do Portal Inovação & Marketing, que conta actualmente com mais de 90.000 Subscritores, considerando todos os formatos de subscrição, sendo um dos maiores projectos deste género em Portugal.

# Cronista desde 2006 no Portal Inovação & Marketing, Revista Inovar-te, Portal AEP, Revista Brasileira de Administração, Revista Farmácia Distribuição, E-Go-Marketing, Revista Portugal Inovador (Jornal Público), RTP2, Marketing Farmacêutico e Revista SPOT.

# Fundador e Responsável de Marketing (Community Manager), desde 2013, do “Dish Mob Portugal“, movimento cívico que promove o espírito “Dish Mob”, sendo um movimento nacional importante na promoção do networking e de aceleração de ideias nas áreas da inovação e do empreendedorismo de base local, com cerca de 40 eventos realizados a nível nacional.

Licenciado em Gestão (Pré-Bolonha) (Univ. Minho – 2004), Pós-Graduação em Marketing (IPAM – 2006), Mestrado (Parte Curricular) em Gestão da Inovação, Tecnologia e Conhecimento (Univ. Aveiro – 2007) e Especialização em Empreendedorismo de Base Tecnológica (Univ. Aveiro – 2007)

Experiência nas seguintes temáticas: Gestão de Empresas, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Vendas, Comunicação de Marketing, Marketing Digital, Marketing em Social Media, Marketing



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!