Lançamento do Laboratório Internacional de Nanotecnologia

Janeiro 18, 2008 by  
Filed under Notícias

“Esta sexta-feira, o Primeiro-Ministro Português José Sócrates e o Primeiro-Ministro Espanhol José Luís Zapatero vão estar reunidos no mosteiro de Tibães, em Braga, na 23ª Cimeira Ibérica. O tema dominante vai estar relacionado com a aposta na ciência e na inovação. Lisboa e Madrid estão dispostos a gastar 30 milhões de euros por ano para financiar o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia que será criado próximo da Universidade do Minho, em Braga.”

“O objectivo deste laboratório é «atrair para a Península Ibérica recursos humanos e recursos materiais do mundo inteiro e trazer para a Europa, designadamente para a península, mais um pólo de competitividade no domínio das nanociências e nanotecnologias. (…) Estamos a falar de um laboratório grande. Terá cerca de 200 investigadores (contratados através de um concurso internacional) e empregará 300 a 400 pessoas especializadas. É também um grande factor de desenvolvimento regional», explicou o ministro Mariano Gago. Quanto às áreas de intervenção, irá incidir essencialmente na recuperação de tecidos e administração de medicamentos.”

A área da biotecnologia, nanotecnologia, entre outras, são algumas das áreas com maior potencial na área da inovação tecnológica. Também neste âmbito Portugal e Espanha estão a desenvolver esforços no sentido de aproveitar os bons recursos científicos das Universidades do Norte de Portugal e da Galiza nesta área do conhecimento.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!