9 Princípios de Inovação da Google

Fevereiro 27, 2008 by  
Filed under Notícias

No Digital Signage Today é referenciada uma apresentação de Jim Lecinski, Director do Google na Digital Signage Expo 2007, onde foram enunciados os 9 princípios em que se baseia a cultura inovadora do Google:

1 – Inovação, não perfeição instantânea

Lançar ideias rápida e frequentemente é mais importante do que ficar tentando atingir o produto/serviço perfeito para depois lançá-lo. O feedback dos consumidores irá aprimorar melhor a ideia e a resposta deles irá indicar os projectos mais promissores.

2 – Compartilhe tudo que você puder

Pequenas equipas que se comunicam abertamente tem trazido grandes resultados para o Google. Eles acreditam em transparência no ambiente de trabalho e de forma que todos saibam em que projectos os colegas estão a trabalhar. Eles têm um software onde podem procurar um nome e ver em que projecto esta pessoa está trabalhando e acompanhar o andamento do trabalho. Se eles tiverem alguma ideia sabem com quem podem falar.

3 – Se você é brilhante nós estamos contratando

Há sempre vagas para os mais brilhantes no Google. Eles preferem os generalistas, que podem contribuir de diferentes formas em diferentes projectos do que os especialistas.

4 – Deixe seus funcionários perseguirem seus sonhos

O Google trabalho no modelo 70/20/10. O desenvolvimento dos programas actuais e de novas funcionalidades ocupa 70% do tempo. Novos projectos da empresa ocupam 20% do tempo e os outros 10% são usados pelos colaboradores em seus projectos pessoais. Assim surgiu o Orkut e o Google Earth.

5 – Idéias vêm de toda parte

Algumas vezes o Google vai buscar suas ideias fora de casa. O Google Mastheads surgiu da contribuição de não-empregados, um deles uma rapariga de 13 anos.

6 – Dados e não opiniões

Tome suas decisões com base em factos e não em opiniões. Com tantas ideias no ar, procure basear suas decisões em informações e não em suposições.

7 – Criatividade adora restrições

“Deixe as pessoas explorarem, mas estabeleça limites claros para estas explorações”. Caldeirões de idéias tendem a explodir se ninguém controla a temperatura.

8 – Procure utilizadores e ofereça usabilidade – o dinheiro vai atrás

Noutras palavras, faça o que os clientes querem e precisam, e não o que eventualmente venda mais e melhor. Assim você manterá a liderança inovadora.

9 – Não mate ideias, modifique-as

O Google não joga idéias fora. Modifica e transforma as ideias em algo útil para a empresa.



Enter Google AdSense Code Here

2 Comments on "9 Princípios de Inovação da Google"

  1. Guilherme Pereira on Qua, 27th Fev 2008 9:30 pm 

    A cultura inovadora do Google realmente não tem precedentes. Eles conseguiram rapidamente a massa crítica para alavancar a empresa através da inovação.

  2. Google Chrome: o navegador do Google finalmente é lançado | Pois Bem... on Qua, 3rd Set 2008 2:18 am 

    […] velocidade-alucinada-muito-louca-de-carregamento. Sabendo que uma das políticas da empresa é a inovação dos serviços, fiquei surpreso de ver que o Google seguiu a tendência. Até a Microsoft está inovando […]

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!