O Publico e a Blogosfera

Março 24, 2008 by  
Filed under Notícias

Acabei de ser informado, via e-mail, pelo Público, que este grupo de comunicação social está a lançar um novo serviço (Twingly), que permite uma maior proximidade com a blogosfera. Considero que esta iniciativa inovadora merece os parabéns, já que a blogosfera merece ser olhada com outros olhos.

O Sol já tinha lançado uma secção de blogs onde qualquer pessoa pode criar um blog na sua plataforma e ter o respectivo destaque no site do Jornal Sol. Agora é a vez do Jornal Publico dar um maior destaque à generalidade de blogs que comentam e linkam notícias do seu Jornal.

Outras iniciativas por parte de outros grupos de comunicação social irão surgir, e esta nova vaga apenas servirá para reconhecer algo que está à vista de todos: Na Blogosfera existem diversos projectos editoriais de enorme qualidade, e até me atrevo a afirmar que muitos Bloggers apresentam conteúdos técnicos e especializados muitas vezes superiores ao que vai aparecendo na comunicação social.

Um excerto do e-mail: “Ao comentar as notícias do PUBLICO.PT, os cibernautas estão a contribuir para alargar a discussão na esfera pública. Ao fazer um link automático para os blogues, o PÚBLICO ajuda na difusão das conversas que se geram na blogosfera sobre as notícias, e transforma os próprios níveis de participação no site.”

Link da Notícia



Enter Google AdSense Code Here

4 Comments on "O Publico e a Blogosfera"

  1. Carlos Manta Oliveira on Ter, 25th Mar 2008 4:54 pm 

    Uma iniciativa interessante. Dá vontade de ir espreitar no Público só para ver se está a funcionar… boa estratégia do jornal!

  2. Bruno Silva on Ter, 25th Mar 2008 5:32 pm 

    Olá Carlos,

    Sim sem dúvida.. é uma iniciativa a seguir com atenção, até porque acredito que será a primeira de muitas deste gênero.

    Pelo facto de o Publico ter sido o primeiro a assumir este risco merece a menção honrosa.

    E é um risco, porque apesar de conhecer muitos blogs de excelente qualidade, também existem muitos outros que deixam um pouco a desejar, e seguem linhas editoriais um pouco “duvidosas”.

    A iniciativa tem mecanismos onde é possível alertar a existência de anomalias ou problemas nos posts mencionados, o que poderá permitir que os riscos sejam reduzidos.

    No entanto souberam arriscar, e numa cultura empreendedora onde o risco não é a norma, só podemos mencionar este tipo de posturas pela positiva.

    Abraço

  3. Leandro Reinaux on Qui, 1st Mai 2008 3:57 pm 

    Seu blog foi premiado, dê uma olhada em
    http://empresarionline.blogspot.com/2008/05/premiao.html#links

    Abraço

  4. Nastase on Qua, 7th Mai 2008 9:37 am 

    É uma excelente iniciativa mas no entanto confesso que ainda não consegui perceber muito bem como é que a coisa funciona.

    O mais certo é eu não ter dedicado o tempo suficiente para perceber mas a verdade é que não me parece que seja um processo muito intuitivo…

    http://www.revolucaodigital.net

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!