Equipas podem dificultar inovação
Abril 4, 2009 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
Você acredita no consenso que duas ou mais pessoas pensam melhor do que uma?
Eu também. Mas saiba que isto nem sempre é verdade.
Um estudo, apresentado na semana passada por duas pesquisadoras americanas, mostra que equipes tendem a discutir e compartilhar informações que já são do conhecimento de seus integrantes, o que as tornam superficiais e pouco inovadoras.
As pesquisadoras, Jessica R. Mesmer-Magnus, da Universidade Wilmington, da Carolina do Norte e Leslie A. DeChurch, da Universidade da Flórida Central, dos USA, analisaram dados coletados nos últimos 22 anos. Ao todo foram pesquisadas aproximadamente 4.800 equipes e 17.200 pessoas em diferentes empresas.
“Muitas vezes as equipes não são tão eficazes porque ficam presas no que já sabem e acabam repetindo a mesma coisa, ao invés de repensarem o estabelecido ou criarem algo que realmente possa ser mais valioso para a empresa”, disse a profª. Mesmer-Magnus.
As pessoas tendem a compartilhar as mesmas informações porque assim sentem-se mais capacitadas, inteligentes e no controle. E quando trabalham muito tempo juntas acabam adquirindo forte senso de identificação, e se deixam levar pelo conhecimento comum do grupo ao invés de buscarem novas possibilidades.
Segundo o estudo, as equipes que gastam mais tempo compartilhando novas informações têm melhores resultados em suas atividades, e os seus integrantes ficam mais engajados quando estimulados a apresentar soluções melhores do que as consensuais.
A professora Mesmer-Magnus alerta que as equipes que falam muito sobre si mesmas não estão necessariamente compartilhando informações úteis, e que dificilmente atingirão bons resultados. O mais importante é saber sobre o que estão conversando do que com qual freqüência, especialmente em tempos de crise, que quando inseguras as pessoas tendem a concordar com tudo apenas para manter seus empregos.
Penso que as novas mídias (wikis, blogs, sms, instant messengers, podcast, etc.) podem trazer grandes benefícios para empresas, principalmente em projetos que exigem colaboração. O fato é que ao compartilhar informações e opiniões online, as pessoas ficam menos presas às questões hierárquicas, e o status quo nem sempre é percebido como crucial. Sem contar que nesses ambientes as pessoas ficam livres para pesquisar e dar suas opiniões sem o medo de ver uma cara feia bem ao lado, o que estimula a quebra de paradigmas e potencializa a inovação.
E então, em que pé anda sua equipe?
In Blog HSM
Post interessante sobre as equipas colaborativas, e sobre a necessidade de flexibilizar e disseminar a comunicação entre as pessoas.
Gabriel Galvão on Sáb, 11th Abr 2009 3:22 am
Muito bom!
Não tinha parado para pensar nisso, mas realmente é o que geralmente acontece quando se está em um grupo onde todos se conhecem a muito tempo e a maioria não está apta a inovar. Tanto se repete o mesmo assunto que quando chega um novo membro e expõe suas idéias, este é rejeitado de início, pois está, de certa forma, forçando os mais antigos a pensar novo.
Parabéns pelo site!
leo on Seg, 2nd Nov 2009 12:52 pm
Isso pode ser extremamente desgastante para aqueles cuja capacidade de inovar/criar é acima da média. Excelente matéria!
Visite o blog: http://neu-p.blogspot.com
(Avaliação de inovações no mercado de alimentos de forma bem humorada)