Tecnologia: Há guerra imobiliária no mundo virtual do Second Life

Maio 14, 2010 by  
Filed under Notícias

Foram modificadas condições de utilização dos terrenos da plataforma. Proprietários contestam em tribunal direitos sobre propriedade digital.

A empresa que lidera a vida paralela do Second Life alterou as condições de utilização da plataforma ao limitar os poderes dos internautas sobre as suas propriedades digitais. A reacção não se fez esperar e os proprietários de alguns terrenos virtuais reclamaram direitos nos tribunais dos EUA.

É que, agora, ao adquirir um terreno virtual os internautas obtêm «uma licença limitada no acesso e emprego de determinadas funcionalidades do serviço associadas à Terra Virtual presente nos nossos servidores», adverte a companhia, citada pelo «El País».

A moeda virtual Linden Dollars, convertível em dinheiro a sério, possibilitou a criação de regiões virtuais por muitos dos utilizadores do Second Life. Os espaços são utilizados para arrendamentos ou para publicidade. Mas agora os proprietários correm o risco de ver cair por terra os seus «negócios».

As alterações efectuadas em Abril passado fizeram um grupo de proprietários de Filadélfia apresentar uma queixa a sério, invocando as leis que protegem os consumidores na Califórnia, isto porque a sede da empresa do Second Life é em S. Francisco.

Os internautas exigem uma indemnização de cinco milhões de dólares e o reconhecimento da propriedade plena sobre as parcelas virtuais que detêm.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!