Ciência: Telescópio descobriu 25 mil asteróides

Julho 19, 2010 by  
Filed under Notícias

Um dos mais recentes telescópios da agência espacial norte-americana (NASA) descobriu 25 mil novos asteróides em apenas seis meses. Nenhum representa uma ameaça para a Terra, apesar de 95 serem considerados “próximos da Terra”, o que, em linguagem de astronomia, significa que estão a 48 milhões de quilómetros do nosso planeta.

Apelidado WISE (Explora- dor de Infravermelhos de Largo–Espectro, na sigla em inglês), o telescópio terminou ontem o seu primeiro exame da totalidade dos céus, devendo começar imediatamente um novo. O que este telescópio tem de especial é a capacidade de ver através de véus impenetráveis de pó, detectando o calor dos objectos que são invisíveis aos outros. “A maioria dos telescópios foca-se nos objectos mais quentes e brilhantes do universo”, disse à AP Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia do Massachusetts. “O WISE é especialmente sensível a ver o que é frio e escuro, os objectos furtivos do universo.”

Os elementos da missão estão muitos satisfeitos com as descobertas, lembrando que este é um projecto de 270 milhões de euros. Até ao final do ano, os cientistas esperam ter um verdadeiro censo cósmico de milhões de novos objectos. O WISE também já detectou 15 novos cometas.

Fonte: Diário de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!