Inovação: Nanotecnologia ganha sede com toalhas, peúgas e luvas “high tech”

Dezembro 16, 2010 by  
Filed under Notícias

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes inaugura hoje as suas instalações em Famalicão.

Um tecido que repele a sujidade, couros “à prova” de maus odores, luvas super anti-derrapantes, um blusão multifuncional para alpinistas, peúgas que medem o batimento cardíaco.

Com as modificações nano, tudo é possível. Aqui está uma mão cheia de inovações recentes “made in” Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi). Esta espécie de “spin off” do Citeve (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário) inaugura hoje as suas instalações, em Famalicão, num investimento de 4,5 milhões de euros.

A comemorar dois anos de actividade, o Centi desenvolve, em especial, revestimentos multifuncionais, fibras multicomponente e multimaterial, materiais inteligentes e dispositivos com electrónica convencional e orgânica. O Centi emprega actualmente cerca de três dezenas de investigadores e apresenta um rácio de uma patente por cada três investigadores. Balanço: colocou cá fora já 10 produtos inovadores, em resultado de outras tantas parcerias com empresas.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!