Marketing: Mistura de Facebook com Blogger, o Tumblr cresce em ritmo explosivo

Abril 6, 2011 by  
Filed under Notícias

David Karp criou a rede de blogs Tumblr em 2007. Na ocasião, ele tinha apenas 21 anos. Hoje, a plataforma de blogs que permite publicar fotos, vídeos e textos de forma descomplicada acumula 16 milhões de blogs e um total de 4 bilhões de posts. Em média, cerca de 30 milhões são publicados a cada dia.

O serviço também permite seguir outros usuários, num ambiente de rede social similar ao do Twitter e do Facebook. Com alguns cliques, é possível republicar ou curtir a publicação de um de seus contatos.

No Brasil, o número de usuários do Tumblr saltou de 253 mil, em fevereiro do ano passado, para 1,9 milhão, em fevereiro deste ano – um crescimento de 750%, segundo a comScore. No mesmo período, o número global de usuários do serviço cresceu 273% e atingiu 22,7 milhões de usuários.Em visualizações de páginas, o crescimento foi de 1.540%.

Nesta entrevista, Karp, que hoje ocupa o cargo de diretor de produto, fala dos diferenciais do serviço em relação aos concorrentes, do ato de bloggar via tablets e smartphones, das falhas frequentes que deixam o serviço fora do ar e da mania dos Tumblrs temáticos.

1 – O que diferencia o Tumblr de serviços de blogs como Blogger e do WordPress?

Eu adoro o WordPress e acho que é uma plataforma incrível, mas nós temos propostas diferentes. O Tumblr possui um tráfego maior de informação devido à sua característica de rede social. Por meio do nosso painel, o usuário acompanha o que outras pessoas estão publicando. Se ele gostar, pode curti-las ou republicá-las com apenas alguns cliques. É um volume maior de posts. Esse é o nosso diferencial.

2 – O fato de as pessoas usarem tablets e smartphones para blogar muda alguma coisa nos blogs?

Nós já temos aplicativos para iPhone, iPad e dispositivos que rodam o Android. Temos tido bons resultados nestas plataformas. Como o ato de bloggar no Tumblr muitas vezes é relacionado ao lazer, com a publicação de fotos e vídeos, os usuários também acessam o painel a partir desses dispositivos em momentos de descontração. É uma prática que vai crescer com a popularização dos smartphones e tablets.

3 – O Tumblr cresceu 1.540% em visualizações de páginas em 2010. É possível manter esse ritmo em 2011?

2010 foi um ano muito bom para o Tumblr. Não temos uma previsão de quanto vamos crescer em 2011. Se continuarmos no mesmo ritmo dos anos anteriores, estaremos indo bem.

4 – Como você avalia a atuação do Tumblr no mercado brasileiro?

Não tenho números específicos sobre o Brasil neste momento. Mas é um dos países onde mais crescemos. Temos uma equipe de profissionais, espalhados em países como Japão, França, Alemanha e Filipinas, que monitoram as tendências locais e estabelecem parcerias com os usuários que mais se destacam. Todos esses mercados têm recebido atenção especial de nosso escritório, incluindo o Brasil.

6 – O Tumblr recebeu 30 milhões de dólares das empresas Sequoia Capital, Spark Capital e Union Square Ventures. Como o dinheiro será aplicado?

Grande parte do dinheiro será investida para ampliar nossa infraestrutura. Eu já gostaria de ter feito essa ampliação seis meses atrás, mas não tínhamos os recursos. Alguns departamentos também estão com equipes menores do que deveriam. Vamos contratar novos designers. Além disso, vamos fazer novas traduções do serviço e continuar promovendo eventos para comunidades segmentadas, como músicos, fotógrafos e videomakers. São pessoas que geram conteúdo e informação para a plataforma.

7 – Nos últimos meses, o Tumblr tem tido interrupções frequentes. Como vocês têm trabalhado para corrigir o problema?

Nós últimos seis meses, nos temos enfrentado um crescimento exponencial para o qual nossa estrutura não estava preparada. Interessantemente, o Brasil é um dos principais desafios atualmente, porque tem se tornado um dos principais pontos de origem de tráfego. Em alguns momentos, até mesmo os picos têm dobrado ou triplicado de tamanho. Isso tem derrubado parte de nossos servidores. Nossa equipe está trabalhando para construir uma estrutura sólida que suporte todo esse crescimento. Isso acontece com todos serviços. Aconteceu com o Twitter e eles até inventaram aquele desenho da baleia para sinalizar as interrupções. As panes já diminuíram bastante e, em breve, serão completamente resolvidas.

8 – Os brasileiros criam blogs que fazem piadas com políticos, divulgam notícias e discutem a Copa do Mundo de 2014. Você conhece os Tumblrs brasileiros?

Sim, claro que conhecemos. Eles são muito populares e possuem um tipo de humor peculiar do brasileiro. E isso é algo que nós queremos entender melhor. Quais são os temas, como eles surgem, como se propagam etc. Todo esse fenômeno é algo novo. São essas pessoas que nós queremos na nossa comunidade.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!