Inovação: Óculos do Google poderão identificar pessoas pela roupa

Março 14, 2013 by  
Filed under Notícias

Os óculos do Google são um dos dispositivos mais aguardados do ano, mesmo que ainda desconhecidas as suas configurações.

Mas conforme seu lançamento se aproxima – o Google Glass está previsto para o final deste ano -, mais informações sobre o dispositivo começam a surgir e sugerem diversas características que poderão ser encontradas nos óculos.

E o relatório mais recente, publicado pela revista New Scientist, afirma que o Google desenvolveu uma nova aplicação, específica para o Glass, chamada de “InSight” e que permitiria identificar pessoas com base na roupa que estão vestindo.

O “InSight” foi desenvolvido para identificar uma pessoa com base na sua “impressão digital fashion”, que poderia ajudar a reconhecer alguém caso esta pessoa esteja muito longe do acesso de câmera de reconhecimento facial.

Estas “impressões digitais” são construídas com a ajuda de um aplicativo para smartphone que captura diversas fotos da pessoa e cria um arquivo conhecido como “spatiogram”, responsável por identificar as cores, texturas e padrões das roupas que estiver vestindo.

As informações seriam então utilizadas pelo Google Glass para identificar o usuário. E a “impressão digital” mudaria toda vez que a pessoa mudasse de roupa.

Segundo as informações do relatório, em testes com 15 voluntários o software se mostrou bastante preciso, tendo identificado as pessoas em 93% das oportunidades, mesmo quando o usuário se encontrava de costas.

Recentemente o Google Glass teve seus pedidos de pré-venda ampliados e espera-se que o dispositivo seja lançado até o final deste ano pelo preço de 1.500 dólares.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!