Inovação: Como trazer a inovação para nossa empresa

Março 16, 2013 by  
Filed under Notícias

A cada dia empresas do mundo todo estão compreendendo a diversidade de que a inovação pode ter dentro de seu negócio, pensar que a inovação esta apenas ligada a tecnologia está errado, a inovação faz parte de um ambiente muito mais abrangente, onde qualquer ação nova que traga melhorias, mais agilidade e retorno financeiro para empresa está dentro desse conceito.

A implantação de um sistema de gestão da inovação é algo complexo e que leva um certo tempo até seus resultados sejam percebido, e para isso a empresa deve estar muito alinhada e a disseminação da cultura é fundamental para que todos envolvidos entendam seu valor na cadeia de processo e saibam a importância de se criar uma cultura de inovação.

O que o gestor deve buscar ao trazer essa cultura a sua empresa é a mudança de hábitos, como por exemplo o hábito da melhoria contínua entre seus colaboradores, os inserindo em um ambiente favorável a geração de ideias eles irão contribuir muito mais, boa ideias de como fazer mais e melhor surgem a todo tempo, dando relevância a essas contribuições a empresa só tem a ganhar, assim evitando muitas vezes problemas maiores. Muitas vezes a solução para os problemas estão dentro da empresa, porém só não estão sendo ouvidos.

E para isso ter um resultado efetivo é preciso ter um projeto de inovação bem estruturado em metodologias práticas onde tudo é avaliado, testado e implantado caso se comprove sua efetividade. As pessoas devem se sentir seguras em compartilhar suas sugestões de melhoria e compreender que a empresa leva isso muito a sério, dando respaldo e retorno a aqueles que contribuem para a melhoria da empresa mesmo que suas ideias não sejam aprovadas. Além de adquirirem o hábito da mudança, onde sempre estarão preparadas para qualquer mudança que ocorra dentro da cadeia produtiva da empresa.

Um ponto importante são as informações que rondam nosso negócio, todos os dias todos os departamentos da empresa são bombardeados com uma série de informações sobre o mercado, clientes, concorrência e tudo mais. E muitas vezes informações que chegam em um departamento demora ser transmitida ou até mesmo nem é repassada aos outros e isso atrapalha o poder de resposta da empresa e gera uma série de problemas dentro dela que poderiam ser evitados facilmente.

Uma boa comunicação entre as diversas área de uma organização é de suma importância para a empresa ter respostas rápidas a qualquer situação que possa surgir. Agilidade no mundo de hoje é fator decisivo para a competitividade, empresas que estão preparadas e respondem rápido ao mercado estão um passo a frente das outras. E tento essa cultura bem disseminada dentro de sua organização, com o tempo você ganha ares de vanguarda e começa a ter uma posição de referência em seu mercado, agregando valor a sua marca, produtos ou serviços.

O fato é de que o conceito de inovação está atrelado a várias outras coisas além de tecnologia, modelos de negócio diferentes, novos produtos e serviços, processos e controles melhores, pessoas chave e as empresas que tem essa cultura bem difundida consegue encontrar soluções muito mais fáceis e rápidas do que outras que não possuem esse tipo de gestão. A inovação valoriza toda cadeia produtiva da empresa e com isso da competitividade e possibilidade de um crescimento sustentável da mesma, pois sua organização estará preparada e aberta para qualquer mudança que possa ocorrer, desde o mercado até processos interno simples.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!