Fundo de Inovação para a Energia

Julho 8, 2006 by  
Filed under Notícias

In Jn 07/07/06

“O Ministério da Economia vai criar um Fundo de Inovação para financiar investigação na área da energia, com uma dotação de 35 milhões de euros. O dinheiro será doado pela empresa vencedora do concurso para produção de electricidade de origem eólica e cujo contrato será assinado em Agosto.

O fundo vai apoiar investigação promovida por empresas em parceria com universidades, afirmou ontem o ministro da Economia à margem da apresentação da Estratégia Nacional para a Energia, no Porto, encerrada pelo primeiro-ministro, José Sócrates. O financiamento resulta de uma contrapartida inscrita no caderno de encargos do concurso para a atribuição de 1000 megawatt de potência eólica, no qual a EDP e a Galp conseguiram as melhores classificações.

Até à próxima semana, decorre o prazo para que os concorrentes se pronunciem sobre a avaliação das propostas e só depois começarão as negociações directas. O contrato será assinado, disse Manuel Pinho, no final de Agosto, data a partir da qual o Fundo será criado. Até lá, deverá ser aprovada na especialidade a nova lei orgânica do Ministério da Economia, que definirá os seus pormenores de funcionamento.

Antes disso, “muito em breve”, será publicado em Diário da República o regulamento do concurso para centrais de ciclo combinado a gás natural. No anterior concurso, anulado pelo Governo, tinham sido atribuídas licenças à EDP, Galp, Tejo Energia e Iberdrola.

Também ontem, Pinho referiu-se à criação de um laboratório para a energia e geologia que, na prática, resulta do desmembramento do INETI, cujas valências serão distribuídas por outros ministérios. A energia e geologia continuará sob tutela da Economia, mas com designação de laboratório nacional”

Nota do G/M: Após o choque petrolífero deveremos apostar cada vez mais em novas fontes de energias alternativas, sendo também menos poluentes.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!