Inovação: É inovador? Saiba o que o torna diferente

Março 28, 2012 by  
Filed under Notícias

Há cada vez mais pessoas que arriscam, pegam numa ideia de raiz, contrariam as dificuldades e criam um projeto genial. Isto aconteceu com Einstein, Newton ou Thomas Edison mas acontece todos os dias com pessoas anónimas que tentam ir mais longe.

A Forbes tentou perceber se estas pessoas são únicas ou se existe um fio condutor que as una. Foram assim descobertas cinco estilos de personalidade que dão forma a estas pessoas.

É empreendedor? Conheça a sua personalidade inovadora:

Desafiadores
Estas pessoas têm um forte sentido de liderança, são mobilizadores. Os objetivos e as recompensas motivam-nos grandemente, mas a maior iniciativa deste grupo é a ideia de deixar um legado e poder influenciar a ação de outros. Estas pessoas gostam de estar sempre na linha da frente, conduzir projetos e auto-promover-se durante o processo. Durante o processo podem tornar-se um pouco impacientes ou até arrogantes com os que os rodeiam. Cerca de 22% dos executivos está neste âmbito.

Experimentadores
São persistentes e abertos a novos desafios. Estes experimentadores são provavelmente a combinação perfeita para trazer uma nova ideia ao longo de várias fases de desenvolvimento e execução. “A vontade move montanhas” é provavelmente a melhor forma para os descrever. São perfeccionistas e viciados no trabalho. Acreditam que a dedicação dá frutos mas exige tempo e trabalho.

Quando os resultados começam a surgir, surge também um enorme orgulho na conquista, mas um orgulho simpático, onde a partilha com colegas está sempre presente. Gostam de estar em firmas de médio porte. Cerca de 16% da população executiva entra neste parâmetro.

Miúdos geniais
Todos devem conhecer um miúdo destes. Senta-se na primeira fila, passa a vida com a mão no ar, tem excelente em todas as provas, só se dá mal a Educação Física. São bons em…tudo. Têm capacidade para potenciar ao máximo as qualidades: escolhem os melhores mentores, os melhores projetos, os melhores colegas. Sabem fazer acontecer, mesmo quando a cultura em geral está contra eles. O mais interessante é que 24% dos executivos empresariais fazem parte deste grupo.

Controladores
Sentem-se desconfortáveis com o risco, gostam de construir um plano e de o seguir, sem passos em falso. Acima de qualquer outra coisa gostam de ter tudo sob controlo, talvez por isso não sejam muito bons em trabalhos de grupo ou de equipa.
Gostam de se focar no concreto, na objetividade.

Sabem perfeitamente onde estão e para onde querem ir. 15% dos executivos fazem parte deste grupo – o mais pequeno de todos.
Podem trabalhar em qualquer tipo de área ou de empresa, se bem que marketing, vendas ou finanças são as que despertam maior curiosidade.

Terra-a-terra
Esqueça a lua, estes executivos existem para trazer qualquer pessoa de volta à terra. Numa refeição, estas pessoas poderão ser os espinafres, poucos gostam deles mas são extremamente importantes para que uma empresa ou negócio ande para a frente.

Tal como os controladores, não abraçam ambientes desestruturados, gostam de andar sempre um passo à frente. No momento de escolher um lado os terra-a-terra preferem o meio. Cerca de 23% dos executivos têm esta capacidade.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!