Inovação: Será que tem uma impressora 3D no seu futuro?

Março 27, 2013 by  
Filed under Notícias

De partes e peças de equipamentos, passando por próteses plásticas que substituem ossos até à possibilidade de recriar uma molécula, tudo pode ser tridimensionalmente impresso, até armas de fogo, garantem os fabricantes das impressoras 3D. Vista como tecnologia futurística, a impressão 3D nasceu em 1984 e foi patenteada em 1986. Seu outro nome tecnológico é addictive manufacturing e o termo 3D printer foi utilizado pela primeira vez em 1996.

O processo de impressão tridimensional utiliza basicamente polímeros ou outra substância líquida no lugar da tinta e, a partir da leitura de um desenho tridimensional, reproduz a imagem em três dimensões “empilhando” milhares de finas camadas da substância até chegar ao objeto final. Além de plásticos de diversas cores como ABS e policarbonato, algumas também são capazes de trabalhar com metais, usando um um método chamado “EBM”ou Electron Beam Melting” – em português, Derretimento de Feixe de Elétrons.

O mercado de 3D printing atingiu 1,3 bilhão de dólares em 2010, acredite se quiser. Nesse mesmo ano, duas empresas se uniram para construir um carro chamado Urbee, no qual toda a parte externa do veículo foi fabricada utilizando impressoras 3D.

O automóvel possui capacidade apenas para dois passageiros e foi projetado pela empresa Kor Ecologic Inc., utilizando as impressoras 3D da companhia Stratasys, escolhidas, provavelmente, por serem consideradas de baixo custo (14,9 mil dólares) e de confiança.

Em 2011, cientistas apresentaram no encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência uma impressora 3D que poderia imprimir tecidos biológicos.

Agora a impressão 3D está chegando perto do consumidor final. Todos os dias, a MakerBot, de Nova York, vende de 15 a 20 impressoras 3D Replicator2. O preço? R$ 4,4 mil. Jennifer Howard, diretora da empresa, aposta na popularização do equipamento. “Nos próximos cinco anos, qualquer empresa terá uma dessas. As escolas também terão e provavelmente qualquer um terá uma em casa”, diz.

A empresa francesa Sculpteo, primeira a lançar serviço de impressão 3D em cloud computing (3D Printing Cloud Engine) e vencedora do prêmio Best Innovations Award do Consumer Electronics Show (CES) de 2013, com o aplicativo 3DPCase, colocou nesse infográfico tudo o que ela sabe sobre o assunto. Vale conferir.

Fonte: CIO



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!