Marketing: Marcas invadem praias à conquista do consumidor em férias

Julho 26, 2010 by  
Filed under Notícias

Da distribuição de produtos aos passeios de catamarã, as marcas não se poupam a esforços para captar o consumidor nos momentos em que está disposto a receber mensagens publicitárias.

Quem é que nunca esteve estendido ao sol, na praia, cheio de vontade de beber algo fresco mas sem vontade de se levantar e ir até ao bar? Foi a pensar em todas estas pessoas que a Sagres Mini criou a acção de praia para este Verão.

Quem estiver na zona concessionada pela marca, só tem de pedir uma Sagres Mini no bar, que será servido no sítio da areia ou na espreguiçadeira onde estiver. Basta apenas levar consigo um dos sinalizadores disponíveis na entrada das praias aderentes.

Esta acção é só uma das muitas que já arrancaram pelas praias portuguesas – em especial as da zona de Lisboa, costa alentejana e Algarve, por serem as mais povoadas – e que se vão prolongar até meados de Agosto. Tudo porque as marcas acreditam que, desta forma, se aproximam mais do consumidor, que estará mais disposto a receber mensagens comerciais em momentos de lazer. Ainda assim, estas acções têm de obedecer a algumas regras. “As marcas têm de ter bem definido o seu posicionamento, objectivo da acção e com que pessoas querem comunicar. O que quer que façam deve ir de encontro ao que os consumidores pretendem ou valorizam. Estas acções devem estar alinhadas com a estratégia da marca e integradas num conjunto de outras iniciativas”, explica Patrícia Jesus, responsável pela comunicação da marca Lipton.

No caso desta acção da Sagres Mini, “o objectivo é reforçar a proximidade da marca líder no seu segmento como os consumidores, promover um serviço de excelência aos consumidores e aos pontos de venda aderentes à promoção, e ainda alavancar a inovação da marca Sagres”, afirma Célia Filipe, responsável pela área de ‘customer’ marketing da SCC.

Mas se o serviço ao cliente é importante na estratégia de marketing de uma marca, continua a sê-lo nas acções de praia. Em especial porque no areal há muitas outras marcas a disputarem a atenção dos consumidores. “Serviço ao cliente e ao consumidor final são o alicerce que distingue as marcas das concorrentes e esta inovação traduz-se nisso mesmo”, acrescenta a mesma responsável. Por isso, a Sagres disponibiliza aos veraneantes em alguns pontos de venda o “Kit Conforto”, cedendo chapéus-de-sol e espreguiçadeiras.

António Carriço, director de marketing e CRM da Vodafone Portugal, também sabe que a diferenciação nestas acções é fundamental. Para este Verão, a marca criou mais um “Momento Vodafone” e distribui cerca de 60 mil brindes, entre sofás e almofadas insufláveis. “A diferenciação e a eficácia da acção é visível no retorno positivo obtido e espelhado nas pessoas que positivamente se surpreendem pelo facto da Vodafone lhes estar a oferecer, de forma totalmente desinteressada, algo relevante para elas”, diz António Carriço. O objectivo final “é o de proporcionar momentos de surpresa e simpatia”.

É também para surpreender os consumidores que a Coca-Cola Zero vai invadir as praias com a “Brigada Zero”, na maior acção de ‘sampling’ da marca em Portugal, com a degustação de mais de 500 mil embalagens. No final espera ter provado que “é possível ter todo o sabor Coca-Cola sem açúcares”, diz Filipe Bonina, director de marketing da marca.

Já a Lipton Ice Tea não se quer limitar ao ‘sampling’ e à distribuição de ‘flyers’. “Queremos criar um momento de interacção com a marca, reforçando a proximidade aos consumidores para que Lipton Ice Tea seja a bebida eleita para matar a sede este Verão e que contribua para o aumento de vendas no local onde se realiza”, conta Patrícia Jesus. Tanto no litoral como nas praias fluviais e em parques aquáticos no interior, a marca vai criar um espaço com ‘puffs’, sombra e bruma, onde as pessoas se podem refrescar e proteger do sol, com animação ao longo do dia.

Outra marca que pretende comunicar de forma inovadora e oferecer uma experiência diferente ao consumidor é a Vasenol. A marca da Unilever vai ter duas carrinhas decoradas a circular pelas praias, onde os consumidores podem conhecer a nova loção gel Aloé Fresh e comprar os produtos.

“Deste modo conseguimos não só apresentar a marca e a sua inovação como gerar uma experiência única junto do consumidor”, defende Teresa Antas, ‘brand building & trade’ marketing da marca. Na sua opinião, é necessário estar próximo do consumidor e criar uma relação com ele para conseguir boa imagem de marca, e esta é uma das formas de o fazer. Mas há regras.

“Não é suficiente colocarmos carrinhas estacionadas nas praias, é preciso toda uma atenção a detalhes, como o elemento surpresa, os promotores, a linguagem que tem com o consumidor, o tipo de produtos que se quer promover e a experiência enriquecedora que se consegue junto do consumidor”, explica Teresa Antas.

A Optimus também está decidida a conquistar o ‘share of mind’ dos consumidores. Para tal, vai estar em 15 praias do Algarve onde, além dos passatempos e oferta de brindes – ou de bolas de Berlim – também vai organizar passeios de catamarã ou festas ao pôr-do-sol.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!