Marketing: Comportamento do Consumidor – Automóvel

Abril 13, 2010 by  
Filed under Notícias

Não querem carros abaixo de 5 mil euros. Estudo aponta para que apenas 13% dos portugueses admitam comprar um carro inferior a esse valor

O conceito low-cost está a ser utilizado em viagens e hotéis, mas também no sector automóvel. No entanto, os consumidores europeus desconfiam da qualidade dos carros abaixo dos 5 mil euros, segundo um estudo da Cetelem divulgado esta sexta-feira.

Na hora de comprar um carro de baixo custo, há vários factores que pesam na decisão: para alguns consumidores, conduzir um automóvel low-cost é sinónimo de menos pontos no status social. O design e o conforto do veículo também são tidos em conta.

Mas o que define uma compra são mesmo as barreiras psicológicas que existem em relação ao preço do automóvel. Mais de metade dos portugueses inquiridos no estudo revela estar disposta a adquirir um carro pelo valor de 10 mil euros, «com toda a confiança».

Já 22% têm como valores de referência carros entre os 5 mil e os 8 mil euros. Mas são poucos os que revelam «alguma segurança» face a um preço inferior a 5 mil euros: 15% dos ingleses têm este valor como referência; os portugueses são 13%.

Os britânicos são os que menos se importam com as implicações psicológicas de um automóvel de baixo custo: 62% estão prontos a comprar um carro por menos de 8 mil euros. Os espanhóis pensam de maneira diferente: só 31% pretende adquirir um veículo abaixo deste limiar, em linha com a média europeia de 30%.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!