Empreendedorismo: 33% das empresas criadas em Portugal é da iniciativa de mulheres

Fevereiro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

O empreendedorismo feminino tem registado, nos últimos anos, um “crescimento bastante grande” em Portugal, o que leva a que um terço das empresas criadas hoje no país seja fruto da iniciativa de mulheres, foi hoje revelado.

“Neste momento, 33% das empresas que são criadas em Portugal são projectos de mulheres”, afirmou à Agência Lusa Isabel Neves, vice-presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias (APME).

Segundo a responsável, que falava à margem de uma mesa redonda realizada em Évora, subordinada ao tema “O Talento não tem Género”, este número traduz o “crescimento bastante grande, nos últimos anos”, de empresas criadas por mulheres.

Este fenómeno, segundo Isabel Neves, tem na sua génese dois factores, um deles a “maior preparação” das mulheres, que “dominam o número de estudantes universitários e de cursos intermédios”, o que leva a que “arrisquem mais”.

Mas, por outro lado, empreendedorismo por parte das mulheres também tem crescido à custa da taxa de desemprego feminina, que “é maior do que a dos homens”.

“Isto também leva a que as mulheres arrisquem na criação do seu próprio emprego, através de um pequeno negócio ou empresa, e dêem esse pulo cada vez mais cedo”, disse.

A mesa redonda em Évora, numa parceria da APME e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), dirigiu-se a empreendedoras, desempregadas ou a mulheres em vias de perderem o emprego, para transmitir-lhes que, independentemente do género, se deve dar oportunidade a quem tem talento.

Quanto à paridade no meio empresarial, Isabel Neves assegurou à Lusa que, em Portugal, “o patamar ideal ainda não foi atingido”, mas têm-se vindo a dar “grandes passos”.

Isabel Neves acrescentou que existem hoje novas ferramentas e instrumentos legais para alcançar a paridade, mas esta só será possível com “uma mudança de mentalidades”, que permita às mulheres conciliarem a vida profissional, pessoal e familiar.

A mesa redonda em Évora faz parte do projecto Enterpreneurship Methodology Mediterranean Assistance (EMMA), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e em que a APME e a ADRAL são os representantes portugueses, com parceiros de Espanha, Itália e Grécia.

O projecto quer definir o perfil das empreendedoras do sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo, analisar as quais as suas necessidades de formação, fomentar o empreendedorismo e ligar em rede as empresárias, alargando os seus mercados de acção e permitindo a partilha de experiências.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!