Marketing: Made better in China, marcas e inovações chinesas ganham o mundo

Junho 23, 2012 by  
Filed under Notícias

A China ainda encontra muitos obstáculos nas suas tentativas de alimentar uma cultura profunda e duradoura de inovação e criatividade (Economia nacional! Política! População! Meio Ambiente! Propriedades Intelectuais!).

Contudo, já existe uma avalanche de marcas chinesas atendendo a um mercado interno grande e sofisticado e competindo com (e até mesmo superando) marcas estabelecidas do mundo todo. Pare e pense no que vai acontecer quando a China realmente deslanchar.

Fatores que impulsionam a tendência

Boom urbano

A ilusão dos novos ricos está levando os chineses para áreas urbanas. Bastam duas estatísticas para demonstrar os níveis surpreendentes no boom de consumo urbano da China:

  • A renda familiar urbana disponível deve dobrar entre 2010 e 2020 (Fonte: McKinsey, março de 2012).
  • Em 2010, a China teve 18 milhões de famílias com renda anual acima de USD 16.000. Até 2020, esse número deve subir para 167 milhões. Isso significa quase 400 milhões de pessoas (Fonte: McKinsey, março de 2012).

O resultado? Uma classe enorme e sofisticada de Citysumers, com uma demanda imensa por produtos e serviços de alta qualidade.

2 O melhor do Oriente no Ocidente

A demanda por produtos e serviços de alta qualidade é atendida (na maioria das vezes) por marcas ocidentais que se baseiam no status da sua herança. Na verdade, essas marcas conseguiram não só vender para consumidores chineses, mas também homenageá-los. Com variedades especiais de produtos “Made for China” (feitos para a China) ou estendendo o “Red Carpet” (tapete vermelho) para consumidores chineses no mundo todo.

Ambos determinaram as expectativas dos consumidores chineses e ofereceram às marcas e empreendedores chineses a inspiração e confiança necessárias para seguir adiante e ainda deixando-os conscientes da necessidade de atingir – ou superar – os padrões de qualidade definidos pelas melhores contrapartes ocidentais.

3 Cérebro Global

O impacto da Grande Muralha da China é bem documentado, mas a China está conectada. Com mais de 513 milhões de internautas (contra 245 milhões de americanos online)*, os empreendedores e consumidores chineses fazem parte do “Cérebro Global”, alimentando (e acrescentando) cultura e criatividade aos consumidores do mundo todo.

* Fonte: www.internetworldstats.com, dezembro de 2011.

Então, não é novidade que os exemplos de produtos e serviços chineses* inovadores e de boa qualidade sejam mais fáceis de se encontrar do que nunca.E, se a criatividade chinesa realmente deslanchar, nós ainda não vimos nada!

A hiper concorrência poderá precisar ser redefinida, com aquilo que é “Made for China” (feito para a China) sendo substituído por “Made better in China” (feito melhor na China). Agora, vamos aos exemplos…

* Nesse Trend Briefing, “chinês” estamos considerando a China continental. Filtramos muitos exemplos ótimos de Hong Kong e Taiwan, além de empreendedores chineses- americanos, marcas ocidentais fortes com parcerias grandes com empreendimentos chineses, e assim por diante.

Projetado melhor na China

Você sabe que sua economia é forte quando a arte, arquitetura e design se tornam produtos de exportação:

Wang Shu: vencedor do Pritzker de Arquitetura 2012

Em maio de 2012, em Pequim, o arquiteto chinês Wang Shy recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2012, sendo o primeiro arquiteto chinês premiado por um trabalho realizado na China.

MAD Architects

Com conclusão esperada para 2013, o Sinosteel International Plaza, em Tianjin, na China, foi projetado pelo arquiteto chinês Ma Yansong, da MAD Architects. A fachada de aço do Plaza descarta a necessidade de colunas na estrutura, o que oferece mais espaço livre no prédio.

As janelas hexagonais com tamanhos diferentes criam um padrão na superfície do Plaza, além de melhorarem a eficiência energética. Seu posicionamento estratégico vai ajudar a manter o calor no inverno e o frescor durante o verão.

Feito melhor na China para todos

Apesar do poder econômico crescente da China, ainda há milhões de chineses com renda relativamente modesta. Junto com esse mercado nacional imenso, há bilhões de outros consumidores de mercados emergentes pagando por marcas chinesas que oferecem alta qualidade, embora os produtos de baixo custo de mercado sejam inúmeros.

China Unicom: smartphones mais baratos

Em dezembro de 2011, a China Unicom lançou o MI-ONE, com um processador de 1,5GHz, tela de 4 polegadas e câmera de 8 megapixels. Feito para crescer diante da demanda nacional cada vez maior de smartphones com preço razoável, o MIONE custa CNY 1.999.

JAC Motors: primeira fábrica internacional no Brasil

No final de 2011, a empresa chinesa JAC Motors anunciou um investimento de USD 500 milhões no Brasil, o quarto maior mercado mundial de automóveis. A primeira fábrica internacional da empresa deve produzir 100 mil carros por ano.

Feito mais verde na China

Com o governo chinês incentivando bastante a sustentabilidade (por questões de economia e orgulho nacional), e as populações urbana e rural preocupadas com a degradação ambiental cada vez maior, deve haver um fluxo maior de inovações e iniciativas chinesas para salvar o planeta:

BYD: os táxis elétricos ocupam as ruas de Shenzhen

A cidade de Shenzhen tem uma frota enorme de táxis elétricos fabricados pela montadora chinesa BYD, e o projeto piloto levou 50 táxis elétricos para as ruas. Os planos são de acrescentar mais 250 carros à frota em 2012, além de 200 ônibus elétricos.

ENFI: a maior estação de captação solar do mundo

No final de 2011, a China ENFI Engineering Corp concluiu o trabalho na maior estação de captação solar do mundo, em Ningxia. Os sistemas de captação solar da unidade têm 25% a mais de capacidade do que as estações tradicionais.

Tianjin: cidade ecológica testa soluções práticas para viver de forma mais verde
A Tianjin Eco City, uma iniciativa conjunta dos governos da China e Cingapura, convidou marcas do mundo todo para ajudarem a resolver os crescentes problemas ambientais. Nos próximos 10 anos, 350 mil pessoas devem se mudar para a cidade, experimentando sistemas e tecnologias novos. O governo espera que elas consigam resolver os problemas ambientais que atingem as grandes cidades da China.
Suntech Power lidera o mercado mundial de painéis solares
A empresa chinesa Suntech Power é a maior produtora mundial de painéis solares, com mais de 20 milhões deles em cerca de 80 países.
No começo de 2012, o MIT apontou-a como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, em parte pela sua tecnologia de processamento de células de Plutão, com recorde mundial de 20,3% de eficiência.

Feito online na China

Devido a uma população virtual enorme e à censura das grandes marcas orientais online, os serviços chineses não estão simplesmente imitando os Googles, Facebooks e Twitters da vida. Ao invés disso, eles estão mostrando o caminho do futuro aos seus equivalentes mais famosos.
O.cn: cidades da China com mapas ilustrados em 3D
O O.cn é um serviço de mapeamento estilizado online que cobre as 38 maiores cidades da China. Os mapas em 3D são sincronizados com redes sociais e os usuários podem clicar em prédios e áreas para acessar o conteúdo original e criado por outros usuários.
WeiLingDi: faça check-in e avalie negócios locais
Em 2011, o Sina, portal de web chinês, lançou um serviço de check-in chamado WeiLingDi e acessado pelo website Weibo, que lembra o Twitter. Com ele, os usuários podem fazer check-in nos locais, ganhar “badges”, enviar revisões sobre os negócios e interagir com 60 mil celebridades chinesas.
Renren: site de networking lança aplicativo social de viagens sociais
No começo de 2012, a rede social chinesa Renren lançou um serviço de diário de viagens disponível online ou como aplicativo. Com o Fengche, os usuários podem criar “conjuntos” com imagens a respeito de suas viagens para compartilhar com familiares e colegas.
Yikuair: site de ofertas diárias oferece compra por microgrupos
O site chinês de compras coletivas Yikuair entrou no serviço de microblog do Sina Weibo, que administra cuidadosamente as ofertas do dia e depois permite que os usuários do Weibo façam um pequeno depósito para garantir a oferta. Esses depósitos podem ser feitos na moeda virtual do próprio Weibo.
Tencent: aplicativo da Weixin oferece mensagens instantâneas QQ e mais
Em abril de 2012, a última versão do aplicativo de mensagens instantâneas da Tencent, o Weixin, apresentou seu nome em inglês aos usuários: WeChat.
O aplicativo oferece login pela grande rede de mensagens QQ, que conta com mais de 700 milhões de usuários e uma série de outros recursos.
Entre eles estão features recentes já conhecidos por usuários do Facebook e Google+, como Timeline e Circles, bem como as tags QR, serviços locais, mensagens de voz e uma “Central de Jogos”.

Feito mais estranho na China

Na China, o aumento da cultura de consumidores gerou a criação inevitável de alguns produtos e serviços “extraordinários”. Independentemente do gosto pouco comum dos consumidores, as marcas chinesas estão atendendo a todos.
Kiev: antigo porta-aviões soviético transformado em hotel de luxo
Em 2011, o antigo porta-aviões soviético Kiev foi transformado em um hotel de luxo por seus novos proprietários chineses. O navio tinha 137 quartos padrão, três quartos VIP, duas suítes presidenciais e um restaurante de luxo.
China Post: cartas enviadas por espaçonaves com “selos galácticos”
A China Post oferece um serviço pelo qual as pessoas enviam cartas do espaço, com um selo de “Cidade Espacial 1”. Os usuários enviam um e-mail para Tiangong-1, uma espaçonave chinesa em órbita, e ele é reencaminhado a uma unidade especial do Correio Espacial da China, localizada em Pequim. Os e-mails são impressos, colocados em envelopes temáticos, fechados com um “selo galáctico” e enviados pelo correio tradicional.

Feito junto na China

Com o país mais populoso do mundo e uma cultura coletiva forte, não é surpresa que haja uma onda de produtos e serviços chineses que unem os consumidores.
Handsup.cn: oferece sugestões de preço e mercadoria aos consumidores
A Handsup.cn pretende entregar o poder aos consumidores pedindo a eles que recomendem produtos e serviços que querem comprar, bem como o preço. Quanto mais os usuários interessados em um produto específico, maior a sua chance de disponibilidade, e menor o preço.
CreditEase: empréstimo P2P
No final de 2011, o site chinês de empréstimos CreditEase garantiu uma rodada de financiamentos enquanto o fundador Tang Ning era homenageado pelo Partido Comunista.
Os dois acontecimentos marcam o forte impacto da empréstimo P2P na China, onde há mais de 100 sites oferecendo serviços. O CreditEase se transformou em um dos maiores prestadores de serviços financeiros independentes do país, com mais de 5 mil funcionários.

Feito maior na China

Seja pelo tamanho da população, das cidades ou da economia, China significa “grande”, se não “o maior”. Bastam três exemplos de consumidores para ilustrar:
Pequim & Hangzhou: “o maior ônibus do mundo”
Há quem diga que o Youngman JNP6250G é o maior ônibus do mundo, capaz de transportar até 300 passageiros. O primeiro dos ônibus vai andar por Pequim e Hangzhou usando faixas rodoviárias especiais.
Pequim Daxing: “o maior aeroporto do mundo”
A construção do Aeroporto Internacional de Pequim Daxing deve começar no final de 2012. Até o final da sua obra, em 2017, a capacidade planejada do aeroporto é de 200 milhões de passageiros por ano, e ele será ligado a Pequim através de um trem-bala.
SM Tianjin: o maior shopping do mundo inaugurado em 2013
2013 vai ver a inauguração do maior shopping center do mundo na cidade chinesa de Tianjin, há apenas 30 minutos de Pequim usando o trem-bala. O Shopping Center SM Tianjin deve ter 530.000 metros quadrados, área maior do que 74 campos de futebol.
“As marcas chinesas já estão atendendo consumidores exigentes no mercado interno e, cada vez mais, no exterior. Incluindo no seu mercado.”

Feito mais fácil na China

Todas as pressões que levaram os consumidores mundiais a buscarem praticidade são mais intensas nas cidades chinesas. Há uma série de inovações chinesas que abrem o caminho no que se refere à simplicidade e praticidade:
Ubox: aplicativo oferece pagamentos móveis em máquinas de venda
Com o Ubox, aplicativo móvel para telefones com Android. iPhone e Java, os usuários podem escolher e comprar lanches usando o seu dispositivo móvel e desfrutar de um desconto sobre o pagamento à vista.
Hai Di Lao: links de vídeo para jantares
Em setembro de 2011, a rede de restaurantes Hai Di Lao e a empresa chinesa de tecnologia Huawei anunciou uma parceria para instalar monitores para telepresença nos restaurantes da China. Graças a elas, os clientes podem fazer refeições com amigos e familiares distantes – tudo através de um link de vídeo.

Feito mais rápido na China

Na busca pela criação do melhor do melhor, a velocidade é fundamental, como as marcas chinesas sabem bem.
Huawei: “o smartphone mais rápido do mundo”
O Ascend D Quad, da Huawei, foi lançado no início de 2012 com a fama de ser o smartphone mais rápido do mundo. O primeiro smartphone “quad-core” da empresa tem uma tela de toque HD de 720p e uma câmera com 8 megapixels.
Broad Group: prédio de 30 andares construído em 15 dias
No final de 2011, em 15 dias, a empresa chinesa de fabricação e construção Broad Group construiu um hotel de 30 andares na Província Hunan.
O projeto visava demonstrar a tecnologia de Construção Sustentável da empresa, e não precisamos dizer que gostaríamos de colocar esse mesmo exemplo na sessão de “Made Stronger In China” (Feito mais forte na China).
Supercomputação chinesa domina o mundo
O Centro de Supercomputação Nacional da China, em Tianjin, é o lar do supercomputador Tianhe-1A, que, até o meio de 2011, ostentava o posto do mais rápido do mundo. Agora, o país possui 61 máquinas no TOP500 perdendo apenas para os Estados Unidos.

Feito com mais luxo na China

Obviamente, o luxo é parte fundamental da história da China. Mas enquanto a maior parte dos gastos de luxo são para marcas ocidentais, os chineses ricos também estão cedendo a um número maior de marcas e serviços luxuosos chineses.
Shanghai Vive: herança relançada
Originalmente lançada em 1898, em Shanghai, a marca de cosméticos Shanghai Vive foi recentemente relançada para atrair consumidores luxuosos da China e do Ocidente. A marca espera se basear na sua herança e na identidade cultural em expansão da China.
China Railways: leitos de classe executiva no trecho Pequim – Shanghai do “Harmony Express”
O China Railways Group criou a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com cerca de 7055 km de rotas na China e trens que chegam a 350 km/h.
O trecho Pequim-Shanghai foi inaugurado em 2011, com os passageiros da classe econômica sendo recebidos por comissárias uniformizadas e TVs de LCD.
NE-TIGER: espaço chinês de moda luxuosa
A chinesa NE-TIGER é uma grande marca de luxo que atingiu o sucesso mundial. A marca realizou o show de abertura da Semana Internacional de Moda da China, no final de 2011, exibindo modelos que refletiam a tradição e herança chinesas.
Gastos em artigos pessoais de luxo na China continental aumentaram de EUR 7.1 bilhões em 2009 para EUR 12.9 em 2011 
(Fonte: Bain, dezembro de 2011)
P1.cn: rede social apenas para convidados
A P1.cn é uma rede social somente para convidados chineses bem relacionados ou elegantes que diz ter 1,2 milhões de membros. Os convites podem ser obtidos ao conhecer cinco membros da rede ou pelo contato com alguém da equipe do site.
Ctrip: serviço de viagens para pessoas muito ricas
No começo de 2012, o site chinês de viagens Ctrip lançou seu site novo, o HHtravel, criado para oferecer pacotes a magnatas chineses com ativos somando mais de RMB 10 milhões. Uma viagem comum inclui viagem em classe executiva, jantares em restaurantes do guia Michelin e hoteis e atrações premiadas

Feito melhor na China há algum tempo

Enquanto muitas marcas desse Trend Briefing têm sucesso relativamente recente, há várias outras marcas chinesas bem estabelecidas que já operam confortavelmente no âmbito mundial:
Li Ning: direto da Nova China
A marca de esportes Li Ning lançou seu site americano de vendas em março de 2012, bastante marcado pelo slogan “Direto da Nova China” e com uma série de apoiadores de alto nível.
No final do mês, uma promoção para os sapatos da edição especial do “Ano do Dragão” fez com que o site travasse em função da demanda.
Haier: TV de ondas cerebrais
Em janeiro de 2012, a gigante chinesa de eletrônicos Haier demonstrou sua “Brain Wave TV” (“TV de ondas cerebrais”), que permite que os usuários controlem a ação nas suas TVs usando a mente.
A tecnologia experimental foi demonstrada junto com inovações para os consumidores, como as TVs 3D com conversão de 2D para 3D.
Herborist: tornando os cosméticos chineses mundiais
A marca de higiene pessoal Herborist incorpora a medicina tradicional chinesa com a ciência cosmética contemporânea para criar seus produtos. A marca aumentou a distribuição mundial e, hoje, está disponível em Paris e em diversas lojas da Europa.
Ochirly: investimento da LVMH
Em fevereiro de 2012, a corporação do luxo francesa LVMH adquiriu 10% de uma das marcas de moda mais luxuosas da China, a Ochirly. O acordo avalia a marca em mais de USD 2 bilhões, já que a LVMH considera fazer um IPO.
PEAK: inauguração da primeira loja americana de esportes
Seguindo a criação da Li Ning de uma sede norte-americana e uma operação de varejo, a marca chinesa de esportes PEAK inaugurou uma sede nos Estados Unidos em 2011 e sua primeira loja, em Los Angeles, no início de 2012.
A marca ocupa o terceiro lugar entre os patrocinadores da NBA e tem mais de 6.000 vendedores autorizados no mundo todo.
Lenovo: laptop/tablet híbrido Yoga
No começo de 2012, a fabricante de computadores chineses Lenovo anunciou o Yoga. O dispositivo é um laptop/tablet híbrido com design duplo de 360 graus que permite o uso em quatro configurações diferentes.
Enquanto isso, as vendas da empresa subiram 43,7% no primeiro trimestre de 2011, aumentando a liderança da Lenovo sobre a Dell como a segunda maior fabricante de PCs do mundo.
Implicações
Esqueça o estigma “Made in China”. Nessa altura, deve estar claro que as marcas ambiciosas e confiantes da China já estão atendendo a consumidores exigentes, no mercado interno e, cada vez mais, no exterior. Incluindo no seu mercado. E, se você não é um empreendedor chinês, por que não entrar em contato com algumas dessas marcas e ver se você pode ajudá-las a crescer ainda mais rápido no cenário mundial?

Novamente, essas marcas e inovações são apenas o começo. Alimentadas por tecnologias em constante melhoria, uma força de trabalho de alta qualidade e pelo consumo nacional crescente, as marcas chinesas estão apenas se aquecendo.

É por isso que todasas marcas devem ficar com os olhos na China, um mercado que vai definir, cada vez mais, a cultura do consumidor.

Com as marcas chinesas exportando produtos e serviços para o resto do mundo (sem mencionar as marcas ocidentais estendendo o “Red Carpet” para os consumidores chineses do mundo), devemos ver as preferências chinesas com influência ainda maior sobre os produtos e serviços de consumidores, e em escala global (sim, isso, sozinho, é um Trend Briefing!).

Claro, já dissemos e vamos repetir: o aumento das marcas chinesas não indica o final de marcas mais tradicionais de economias ocidentais.

A excelência e herança, seja de qualquer parte do mundo, vai continuar tendo um apelo global. As coisas só devem ficar mais competitivas, o que significa que você precisará trabalhar mais e de uma forma ainda mais inteligente. Bem, c’est la vie.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!