Marketing: O Facebook dá tanto prazer como o sexo

Julho 10, 2012 by  
Filed under Notícias

Talvez seja por isto que alguns utilizadores descrevem a vida toda no Facebook, desde o momento em que se levantam até à hora que se deitam. Uma equipa de investigadores do Laboratório de Neurociência Social da Universidade de Harvard concluiu que partilhar informação pessoal dá prazer.

A investigação, citada pelo The Street, indica que cada pessoa passa cerca de 30% a 40% do tempo a falar das nossas experiências. Os investigadores Diana Tamir e Jason Mitchell começaram o estudo questionando porque é que as pessoas são tão motivadas a publicar informações pessoais em redes sociais.

No fundo, é perguntar porque é que as redes sociais ganharam um lugar tão importante na vida quotidiana, substituindo para algumas pessoas a frequência de experiências sociais reais.

Os investigadores utilizaram ressonâncias magnéticas funcionais enquanto faziam perguntas aos participantes; a ideia era perceber se a utilização de redes sociais, como o Facebook, Twitter, LinkedIn e outras, estimulavam ou não certas partes do cérebro.

A resposta é sim. Os investigadores encontraram regiões específicas do cérebro que são despertadas quando partilhamos informações pessoais. Uma dessas regiões é o chamado “centro de prazer”, responsável pelas sensações de recompensa, prazer e adição.

Este centro responde, de forma sintetizada, a estímulos como comida, dinheiro, humor, fotos do sexo oposto e partilha de informação pessoal (é aqui que entram as redes sociais). A dopamina libertada no cérebro quando cria uma publicação e os outros fazem “gosto” e comentam parece ser semelhante ao prazer gerado pelo dinheiro, comida e sexo, diz o estudo de Harvard.

“Dois estudos adicionais demonstram que estes efeitos derivam do valor independente que os indivíduos dão ao pensamento auto-referencial ou na simples partilha de informação com outros”, lê-se no estudo, citado pelo The Street. “Em conjunto, estas conclusões sugerem que a tendência humana para partilhar informação sobre experiência pessoal pode advir do valor intrínseco associado com a auto-revelação.”

Para testar a teoria, os investigadores deram aos participantes a escolha entre responder a questões sobre factos, sobre outros ou sobre si próprios. Mesmo quando era dada a hipótese de ganhar dinheiro, as pessoas queriam era falar sobre si próprias.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!