Empreendedorismo: Criar o seu próprio negócio não tem de ser um pesadelo

Agosto 29, 2012 by  
Filed under Notícias

Acordou outra vez com suores frios e a perspectiva de mais um dia de trabalho pela frente está a deixá-lo fisicamente doente. Então, o seu chefe é uma besta, os seus colegas não veriam uma oportunidade interessante se ela lhes mordesse o nariz e o simples cheiro do prédio do seu escritório dá-lhe náuseas.

Acredita mesmo que vale a pena viver nesse sofrimento? Talvez esses sejam sinais inequívocos de que é altura de seguir em frente. Entrar no escritório do seu chefe, entregar a carta de demissão e agradecer que ele o liberte o mais rapidamente possível. [Pelo sim, pelo não, por muito farto que esteja de tudo, seja educado; afinal, nunca sabe o que vai ser a sua vida e se o destino não lhe prega a partida de o pôr na mesma sala que o homem cuja família insultou até à quinta geração quando se demitiu.]

E agora que se libertou, pode deixar tudo para trás e seguir o seu sonho. Provavelmente, neste momento está a pensar que tudo isto é absurdo: nos dias que correm, ninguém se despede para seguir sonhos – já é uma sorte ter um trabalho e especialmente um salário ao fim do mês. No entanto, se tiver uma paixão bem amadurecida, algo que toda a vida sonhou fazer mas nunca teve coragem de deixar o que é estável e certo para se aventurar, esta é mesmo a melhor altura para dar o salto. Não faz sentido esperar que a empresa entre em contenção de custos e a sua vida se torne num inferno.

Começar um negócio não é sempre má ideia. Nem sequer é sempre difícil, caro e ruinoso – basta ler as histórias dos nossos fazedores para perceber que uma boa ideia, algo que realmente o apaixona, é meio caminho andado para ter sucesso.

Faça um plano credível, com objectivos atingíveis. Comece pequeno mas pense em grande. E para isso nada melhor do que pôr a sua rede de conhecimentos a trabalhar para si, de forma a tocar o máximo de pessoas possível (a Harvard Business Review tem bons conselhos sobre como fazê-lo).

Quanto ao financiamento, esqueça os bancos – afinal, o seu objectivo é libertar-se de pressões e melhorar a sua vida. Se tem algum dinheiro que possa investir, faça-o – centre-se no essencial e depois vá reinvestindo conforme o negócio começa a dar resultados. Também pode recorrer a uma rede de crowdfunding ou de troca de favores – está a pensar abrir uma empresa de catering e precisa de um escritório equipado? Ofereça àquele amigo de infância que tem um gabinete livre um desconto de 50% nos seus serviços. O seu sonho é ir viver para o campo e plantar legumes? Entre em contacto com aquele colega que tinha uma quinta e ofereça-lhe sociedade: você vai viver para lá, trata do campo e da casa, e entrega-lhe uma parte do lucro (não se estique: afinal, o trabalho será todo seu) e legumes frescos para toda a vida.

Descomplique. Criar um negócio, seguir o sonho da sua vida pode ser bem mais simples do que imagina e decerto extraordinariamente gratificante. De que é que está à espera?

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!