Inovação: BMW i revoluciona carros elétricos

Fevereiro 26, 2011 by  
Filed under Notícias

Os veículos elétricos do construtor alemão serão produzidos com técnicas revolucionárias, que separam as áreas mecânicas do habitáculo onde vão os passageiros.

A submarca “BMW i” vai desenvolver os novos veículos elétricos do grupo automóvel alemão, seguindo um modelo de mobilidade sustentável, com “design” visionário, destinados ao segmento “premium”. “São veículos totalmente novos, produzidos com técnicas inovadores, nascidos para a era da tração elétrica”, explicou o administrador da BMW,  Ian Robertson.

O objetivo da marca é começar a vender estes novos carros dentro de dois anos. A submarca “BMW i” foi apresentada na segunda-feira, em Munique, na sede do construtor automóvel alemão.

Segundo Ian Robertson, responsável máximo pelas vendas e marketing da marca bávara, este nova submarca tem um logotipo diferente do clássico da BMW – foi aumentado por um circulo exterior azul.

i3 à venda em 2013

 

O primeiro veículo da submarca “BMW i” será um pequeno utilitário – o i3 – que comecará a ser comercializado a meio do ano de 2013, explicou Ian Robertson ao Expresso.

A “BMW i” também estará associada à oferta de um conjunto de novos serviços dirigidos aos proprietários dos novos veículos elétricos. Este novos serviços serão prestados por ferramentas que darão resposta às exigências dos clientes através de informação online.

BMW i Ventures arranca em Nova Iorque

 

Para este efeito, o grupo alemão criou uma sociedade em Nova Iorque – a “BMW i Ventures” – que concretizará um investimento total de 100 milhões de dólares destinado a desenvolver os novos serviços de mobilidade sustentável.

Este projeto começou em 2007, no âmbito do grupo de trabalho que a BMW então batizou como “i”, e que desenvolveu soluções de mobilidade sustentável.

O “i3” nasceu como o projeto “Megacity Vehicle”, que foi pensado para ser o primeiro carro elétrico da BMW movido exclusivamente a energia elétrica. “Este modelo foi concebido para ser o veículo ideal para deslocações urbanas”, refere Ian Robertson.

i8 é desportivo híbrido

 

No mesmo sentido, o modelo “i8”, que é um desportivo com elevado desempenho, nasceu no estudo com conceito “BMW Vision Efficient Dinamics”. “Este modelo tem características diferentes pois é um híbrido, cujas baterias podem ser alimentadas por fichas de eletricidade, oferecendo a disponibilidade de motor de um desportivo, mas com consumos de combustível e emissões de um pequeno veículo”, adiantou Ian Robertson.

Mas as novidades sobre estes novos veículos não se ficam por aqui. Também incluem as estruturas de construção destes carros. Klaus Draeger, responsável da BMW pelo desenvolvimento destes projetos apresentou o que a BMW designa como arquitetura “Life Drive”.

Toda a parte das baterias e do motor está numa área com estrutura em alumínio e a restante área destinada aos passageiros é construída numa célula feita de um material compósito de fibra de carbono e plástico reforçado (designado por CFRP – Carbon Fiber Reinforced Plastic).

Estruturas leves

 

Klaus Draeger explica que estes veículos tem estruturas extremamente leves para poderem compensar o elevado peso das baterias. O objetivo é que o conjunto do carro se mantenha leve, o que possibilita um melhor desempenho aos motores elétricos, garantindo maior autonomia de utilização das baterias.

Tanto o “i3” como o “i8” serão fabricados na unidade da BMW em Leipzig, que para este efeito receberá um investimento de €400 milhões. “Até 2013 vamos crias 800 novos postos de trabalho na fábrica de Leipzig”, refere Ian Robertson.

Outra novidade nestes modelos são as grandes sinergias de produção existentes entre os dois modelos, pois vão partilhar muitos componentes.

My City Way

 

Quanto aos serviços associados, vão colocar a BMW em novas áreas de atividade, que agora serão aperfeiçoadas para poderem ser utilizadas de forma diferenciada por cada um dos utilizadores dos produtos premium da “MBW i”.

Numa primeira fase, a BMW i Venture participa no projeto que lançará, nas principais cidades dos EUA e da Europa, os novos serviços online “My City Way”. Serão os casos de Nova Iorque (com o “NYC Way”), ou Munique – sede mundial da BMW – que também terá um “Munchen Way”, onde os condutores de modelos i3 poderão obter respostas a um diversificado leque de serviços urbanos urgentes, desde o parque de estacionamento que procuram enquanto conduzem ou a confirmação de uma mesa que rerem reservar no restaurante pretendido.

“Lisboa não está no grupo das cidades que vão arrancar com serviços ‘My City Way’, mas julgamos que a médio prazo também terá disponível soluções deste tipo”, admitiu Ian Robertson ao Expresso.

Fonte: Expresso



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!