Inovação: Energias renováveis vão ser o motor da economia

Abril 27, 2010 by  
Filed under Notícias

As vantagens da aposta nas energias renováveis em Portugal foram contabilizadas por um estudo elaborado pela Associação de Energias Renováveis (APREN) e pela consultora Deloitte, que avalia o impacto positivo na economia, no ambiente e na sociedade.

O estudo “Impacto Macroeconómico do Sector das Energias em Portugal”, apresentado no final do ano passado, analisa o período entre 2005 e 2008, completado com uma previsão da evolução do sector até 2015.

O relatório aponta para um peso das energias renováveis equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2015 e para a criação de cerca de 25 mil postos de trabalho associados ao sector.

Em 2008 o sector das energias renováveis contribuiu com cerca de 2 mil milhões de euros para o PIB português, sendo as energias hídrica e eólica as que tiveram maior contributo, com 1.190 e 640 milhões de euros, respectivamente. Em termos de criação de emprego, nos três anos analisados, o sector foi responsável por mais de 60 mil postos de trabalho directos e indirectos, com uma taxa de crescimento de 9%. Uma tendência que se manterá no futuro próximo, fazendo do sector um dos mais importantes em termos de criação líquida de empregos.

Os ganhos para o ambiente com o recurso às energias renováveis são também reconhecidos. O estudo estima que as energias renováveis vão cortarão a emissão de 14 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, até 2012, calculando a APREN e a Deloitte que esta redução permitirá poupar mais de 2 mil milhões de euros, até 2015.

O corte nas importações de energia, com o aumento da produção nacional, permitirá uma poupança significativa, quer nos custos de fornecimento de combustíveis fósseis para produzir energia, quer na importação da própria energia. O estudo estima que em 2015 a produção local a partir de energias renováveis representará metade do consumo nacional de electricidade.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!